Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade

Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade

pub
 Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade - Jornal do Centro
14.06.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade - Jornal do Centro
14.06.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade - Jornal do Centro

O presidente da Câmara de Vouzela disse esta segunda-feira (14 de junho) que o concelho se prepara para ser o primeiro do país a ter o selo turístico internacional ‘Biosphere Destination’ (Destino Biosfera) na área da sustentabilidade.

“Está a ser implementado por muitos territórios que já têm uma maturidade muito forte na área do turismo e, em Portugal, há operadores que têm este selo, mas, enquanto território único, Vouzela e Mafra foram os primeiros a avançar no processo de certificação”, explicou Rui Ladeira.

O autarca apresentou o plano de ação para a sustentabilidade no turismo, a última etapa do processo para a certificação do município, que deverá “acontecer até ao final deste ano”.

“Sei que Mafra está um bocadinho mais atrasado, mas nós estamos esperançados em conseguir o selo ainda este ano. Temos até dois operadores turísticos com este selo, mas nós queremos que todo o território tenha esta certificação”, explicou.

Rui Ladeira contou que é um processo “apadrinhado e financiado pelo Turismo de Portugal” e, em julho de 2020, foi assinada a carta de compromisso com o instituto responsável do turismo e também com o Ministério da Coesão Territorial.

“Desde esse momento que trabalhámos com os operadores locais, agentes, instituições sociais, comerciais, alojamento e restauração, animação turística, IPSS [instituições particulares de solidariedade social], ou seja, todas as forças vivas do território que se envolveram nessa carta de compromisso com os princípios da sustentabilidade”, contou.

O autarca disse que, desde então, foi desenvolvida “uma série de ações com mais de 100 entidades” para apresentar este plano de ação para otimizar, melhorar e preparar o território para esta certificação.

“Assim, mostramos ao país e ao mundo que Vouzela é um território mais sustentável, que cumpre os requisitos que estão estabelecidos nessa carta de compromisso, principalmente em três áreas fundamentais”, explicou.

Rui Ladeira disse que as “áreas estratégicas” são sociedade e cultura, ambiente e alterações climáticas, governança e economia que, por sua vez, “têm 62 critérios de alinhamento com 17” objetivos de desenvolvimento sustentável.

“E todos assumimos esse compromisso de aperfeiçoamento a, por exemplo, diminuir a pegada ecológica, a criar um guia de requisitos de sustentabilidade na organização, por exemplo, do município, ou de eventos pontuais ou anuais, além da gestão da água, da energia, dos materiais a utilizar, de tudo o que é necessário para garantir mais sustentabilidade”, exemplificou.

Até o processo de certificação culminar com a entrega do selo “há auditorias e validações necessárias para que isso aconteça” e, quando acontecer, o município de Vouzela será mais capaz e atrativo” na área do turismo.

“Depois queremos avançar para outras áreas setoriais, empresariais, industriais, para sermos um território mais respeitador e cumpridor daquilo que são os requisitos da sustentabilidade que, numa dimensão internacional, passamos a ter maior atratividade não só para o turismo, mas, no futuro, para investir”, considerou.

Rui Ladeira disse que “Vouzela, ao assumir este propósito”, é para que, no futuro, os turistas e investidores “sintam e olhem para este território como sendo mais capaz e cumpridor das boas práticas da sustentabilidade”.

pub
 Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar