joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Vouzela estima recolher porta a porta 62 toneladas de biorresíduos por ano

Vouzela estima recolher porta a porta 62 toneladas de biorresíduos por ano

Serviço da Associação de Municípios do Planalto Beirão arranca em maio no concelho. Projeto envolve 20 restaurantes e as cantinas escolares de Vouzela

 Vouzela estima recolher porta a porta 62 toneladas de biorresíduos por ano
21.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vouzela estima recolher porta a porta 62 toneladas de biorresíduos por ano
21.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vouzela estima recolher porta a porta 62 toneladas de biorresíduos por ano

A Associação de Municípios do Planalto Beirão prevê recolher, durante um ano, em 20 restaurantes e nas cantinas escolares de Vouzela 62 toneladas de biorresíduos para aumentar a sustentabilidade ambiental do concelho e reduzir despesas.

Segundo a estimativa da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), durante um ano, em Vouzela, serão feitas 3.120 recolhas porta a porta num total de 62 toneladas de biorresíduos, indicou Sofia Figueiredo, representante da entidade.

Os números foram divulgados esta sexta-feira (21 de março) numa sessão de apresentação e esclarecimentos no Auditório 25 de Abril, em Vouzela, perante alunos do ensino profissional, diretores de agrupamentos, produtores e responsáveis da restauração.

Sob o lema “Sou resto, mas ainda presto”, o novo serviço de recolha porta a porta arranca no mês de maio, embora em Vouzela comece em junho, e até ao final do primeiro semestre deverá estar nos 19 municípios que integram a AMRPB, que investiu 3,5 milhões de euros, financiado por fundos comunitários.

Os contentores castanhos estarão em 20 restaurantes da área “mais urbana de Vouzela e que faz parte da rota” da recolha de resíduos da Planalto Beirão e ainda nas cantinas escolares do concelho.

Segundo Fábio Madeira, da AMRPB, os contentores estão “equipados com tecnologia que permite a sua georreferenciação, o tipo de biorresíduo que contém e monitorização do nível de enchimento para assim programar o dia e hora” de recolha.

Nos contentores castanhos devem ser depositados resíduos alimentares sólidos, restos de legumes, cascas de fruta, restos de carne ou peixe, ovos, restos de pão e bolos, borras de café e saquetas de chá.

“É um projeto essencial para o nosso futuro, para um concelho ambientalmente mais sustentável, mais responsável e com melhores práticas de gestão de resíduos e também com o objetivo de fazer diminuir a fatura dos resíduos que é muito elevada”, disse o presidente da Câmara de Vouzela, Carlos Oliveira.

Segundo dados do Município de Vouzela, a fatura anual de resíduos a pagar à AMRPB é “superior a meio milhão de euros e em 2024 foi de praticamente 505 mil euros, ou seja, há prejuízo, porque os munícipes pagam perto de 50% dessa fatura”, pouco menos do que 250 mil euros.

Para já, nesta primeira fase, Vouzela ainda não abranja a recolha doméstica, “embora muita gente já o faça para aproveitar para os seus terrenos e animais”, uma vez que estes biorresíduos serão reaproveitados” pela AMRPB.

“Serão transformados em composto orgânico, em fertilização dos solos ou utilizados em produção de energia elétrica. Com o cumprimento destes objetivos, espera-se maior sustentabilidade ambiental e redução no valor da fatura”, desejou Carlos Oliveira.

No total, estão previstas 227.448 recolhas, sendo 2.615 de utilizadores não-domésticos, em 838 estabelecimentos nos 19 concelhos, e 199 de utilizadores domésticos, em 930 habitações de sete municípios.

A Associação do Planalto Beirão é constituída por 19 municípios: Aguiar da Beira, Gouveia e Seia, no distrito da Guarda, Oliveira do Hospital e Tábua (distrito de Coimbra), além de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).

pub
 Vouzela estima recolher porta a porta 62 toneladas de biorresíduos por ano

Outras notícias

pub
 Vouzela estima recolher porta a porta 62 toneladas de biorresíduos por ano

Notícias relacionadas

Procurar