Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
A vila de Vouzela volta a celebrar o seu padroeiro São Frei Gil nas próximas terça e quarta-feira (13 e 14 de maio). As festas locais juntarão a devoção religiosa à celebração da identidade local, sublinha a Câmara Municipal.
As comemorações têm início no dia 13, às 16h00, com a inauguração da exposição “S. Frei Gil de Vouzela: Tradição e Devoção” no Museu Municipal. Às 21h00, realiza-se a procissão das velas, seguindo-se a atuação da banda Acoustica que começa uma hora mais tarde.
Já no dia 14, feriado municipal, o programa começa às 11h00 com a sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Na cerimónia, a Câmara de Vouzela presta homenagem ao Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, aos Guardiões da Tradição dos Tapetes Florais da Procissão do Corpo de Deus, ao engenheiro civil José Manuel Madeira Martins – que esteve 40 anos no município – e a Maria Raquel Marques Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas de Vouzela desde 1986, ex-vereadora da Educação e da Cultura na Câmara e antiga diretora da Escola Profissional de Vouzela.
À tarde, o programa prossegue com o terço na Capela de São Frei Gil (15h00) e a atuação do Grupo Tons de Fado (15h30). Pelas 17h00 celebra-se a missa campal, seguida da procissão solene em honra do padroeiro. As festividades encerram pelas 20h30 com a atuação da Sociedade Musical Vouzelense.
Durante os dois dias, haverá tasquinha de petiscos e quermesse dinamizada pelo grupo de voluntariado comunitário de Vouzela da Liga Portuguesa contra o Cancro.
A iniciativa é organizada pelos Mordomos da Festa de São Frei Gil, em parceria com a Paróquia e a Câmara de Vouzela.