IMG_1838 2
Two men sit at a polished wooden conference table in a historic room; one in a suit and the other in a uniform, with a large colorful presentation screen to the left.
AM1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Diário » “As tarifas são a morte das exportações para os EUA”, diz responsável da UDACA

“As tarifas são a morte das exportações para os EUA”, diz responsável da UDACA

Fernando Figueiredo admite preocupação, mas mantém confiança na capacidade para negociar da Comissão Europeia

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
15.04.25
Jornal do Centro
partilhar
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
15.04.25
pub
 “As tarifas são a morte das exportações para os EUA”, diz responsável da UDACA

O presidente do Conselho de Administração da Adega Cooperativa de Silgueiros e administrador da UDACA – União das Adegas Cooperativas da Região do Dão, Fernando Figueiredo, considera que as tarifas impostas pelos Estados Unidos são “a morte das exportações para os EUA”.

Em declarações ao Jornal do Centro, o responsável afirma que, apesar do cenário atual, mantém alguma esperança de que a situação possa ser revertida a nível europeu. “Estamos com alguma tranquilidade, pensamos que a Comunidade da Comissão Europeia terá capacidade para negociar os interesses da Europa, não só de Portugal, em relação a vinho”, afirma.

As tarifas anunciadas pela administração de Donald Trump levaram já a uma paragem nas encomendas por parte de várias distribuidoras. A consequência imediata, segundo várias empresas do setor agroalimentar, é um abrandamento nos negócios com os Estados Unidos.

Apesar do contexto desfavorável, a Adega Cooperativa ainda não desistiu de marcar presença no mercado norte-americano. “Nós temos um programa agora de uma feira que vamos participar nos Estados Unidos. Não anulámos, já tínhamos tudo pago, com a esperança de que as coisas corram bem”, refere Fernando Figueiredo.

Ainda assim, confirma que, neste momento, não estão a exportar para os Estados Unidos. “Por enquanto, não estamos a exportar nada para os Estados Unidos. Estou a falar em nome da Adega Cooperativa de Silgueiros. Mas tínhamos interesse em iniciar e por isso íamos aos EUA com a organização Vini Portugal, e continuaremos a ir, a não ser que alguém nos impeça de ir à última hora, mas acho que não”.

A UDACA representa várias adegas cooperativas da região do Dão, uma das mais emblemáticas regiões vitivinícolas do país, e tem vindo a apostar nos mercados internacionais como forma de valorização dos seus vinhos.

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar