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Uma semana depois do anúncio da requalificação do recreio da Escola Básica de Bigas, em Lordosa, Viseu, os trabalhos foram concluídos durante o feriado de 25 de Abril. A intervenção foi realizada por pais, encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Lordosa e do Município de Viseu.
A iniciativa chama-se “O Meu Recreio” e teve como objetivo melhorar as condições do espaço exterior da escola, que até então tinha “apenas três ou quatro pneus para as crianças brincarem”, conforme tinha descrito Tiago Almeida, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas da Freguesia de Lordosa (APEFLOR), na semana anterior.
No comunicado agora enviado à imprensa, Tiago Almeida afirma que “no passado dia 25 de abril, o recreio da Escola de Bigas foi palco de uma transformação notável. Pais, encarregados de educação, pessoal docente e não docente uniram esforços numa iniciativa comunitária que devolveu vida e cor ao espaço exterior da escola”.
O projeto, segundo a mesma fonte, “foi desenvolvido e materializado em apenas três meses” e resultou da colaboração entre a APEFLOR, o vereador da Educação, Pedro Ribeiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Lordosa, José Manuel Pereira.
“Graças à insistência da direção da associação e ao apoio institucional, foi possível concretizar esta melhoria em tempo recorde. Hoje, o recreio apresenta-se renovado e adaptado às necessidades das crianças”, lê-se no comunicado.
Durante o dia 25 de abril, entre as 9h00 e as 17h00, os trabalhos incluíram a colocação de 100 metros de relva sintética, a instalação de uma horta pedagógica, uma baliza e uma pequena cozinha para as crianças.
Tiago Almeida destaca ainda que “a alegria estampada nos rostos dos mais pequenos é reflexo da importância que um espaço exterior cuidado tem no seu crescimento e desenvolvimento”.
A APEFLOR sublinha que esta intervenção decorre “de forma subsequente a um passo estrutural importante: a junção da Escola Básica e do Jardim de Infância num único estabelecimento, criando uma escola mais coesa, funcional e com uma comunidade educativa ainda mais unida”.
A nova versão do recreio foi pensada “para todas as idades” e as fotografias do antes e depois documentam as mudanças introduzidas no espaço escolar.