Campanha Cinto-me vivo PSP Viseu 6
ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Tondela » ACERT: Histórias de vida, arte e juventude dão tom ao mês de maio em Tondela

ACERT: Histórias de vida, arte e juventude dão tom ao mês de maio em Tondela

Agenda inclui espetáculos para escolas, famílias e público geral, com destaque para temas sociais

 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
02.05.25
fotografia: ACERT
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
02.05.25
Fotografia: ACERT
pub
 ACERT: Histórias de vida, arte e juventude dão tom ao mês de maio em Tondela

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) apresenta, ao longo do mês de maio, uma programação cultural que “cruza gerações, linguagens artísticas e temas que vão da migração à saúde, passando pela amizade, a memória e a poesia visual”. Entre teatro, música, exposições e propostas para famílias, o mês será vivido “de forma intensa e partilhada”, segundo a organização.

A programação arranca esta sexta-feira, 2 de maio, às 21h30, com o espetáculo “Lá”, uma coprodução do Teatro do Montemuro e do Teatro Meridional. A peça tem texto de José Luís Peixoto e encenação de Miguel Seabra, revisita as migrações internas em Portugal e é interpretada por Abel Duarte, Cristiana Sousa e Eduardo Correia. 

“Passado em dois tempos distintos – a década de 1960 e a atualidade –, ‘Lá’ tem como personagens duas gerações distintas, interpretadas pelos mesmos atores”, explica a ACERT. O espetáculo teve ainda uma sessão destinada ao público escolar esta manhã.

No dia 10 de maio, às 11h00, é a vez das famílias assistirem ao espetáculo de marionetas “Ninho”, da companhia Partículas Elementares, um espetáculo inspirado no poema “Segredo” de Miguel Torga. O espetáculo visual e sem palavras é interpretado por Carlos Silva e encenado por Leonor Bandeira.

“Com um cenário com poucos artifícios, uma única personagem principal, três elementos secundários e uma banda sonora que complementa toda a peça, ‘O Ninho’ é um projeto notável, que deixa no público, crianças e adultos, uma vontade imensa de deixar à solta a imaginação”, descreve a organização. O público escolar assiste ao espetáculo no dia anterior, 9 de maio, com sessões às 10h30 e às 14h30.

Nos dias 16 e 17 de maio, a juventude toma conta do palco com a apresentação da peça “Tulpa”, pelo grupo Na Xina Lua, composto por estudantes da Escola Secundária de Tondela. Com sessões na sexta-feira às 21h30 e no sábado às 16h00 e 21h30, a produção propõe uma reflexão sobre a amizade e a memória. 

“Nesta história, é apenas uma conversa entre desconhecides, à volta de uma fogueira, à procura de uma motivação, uma explicação para estarem lá, ali, aqui, acolá”, lê-se na sinopse.

A galeria ACERT acolhe a partir de 23 de maio, às 18h00, a 8.ª edição do International School Cartoon Festival. A exposição é organizada em parceria com o Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, conta com mais de 3.000 trabalhos recebidos de artistas profissionais e alunos de 70 países. 

O tema desta edição é a Saúde. “As obras expostas convidam o público a refletir sobre questões importantes, quer seja através do humor subtil ou da crítica social mordaz”, refere a ACERT. A exposição estará patente até 15 de junho.

A programação musical de maio encerra no dia 24, às 21h30, com o concerto de Valter Lobo. O artista apresenta o seu novo álbum “Melancólico Dançante”, acompanhado pela banda e pelos técnicos Jorge Moura, Pedro Santos, Pedro Oliveira, Álvaro Ramos e Berto Pinheiro. 

“Há um universo rítmico a pautar as canções, mais leve, misterioso e inebriante”, descreve a organização, que acrescenta que o concerto vai incluir também temas marcantes da discografia anterior do músico.

Em paralelo, continua patente até 10 de maio a exposição “deixa arder” de Susana Paiva, fotógrafa moçambicana radicada em Portugal. A mostra resulta de uma residência artística durante a edição de 2017 do Judas, promovida pela ACERT. 

“Partimos ao encontro dessa semana de Queima e Rebentamento do Judas, para que a memória não falhe, para continuarmos a sonhar um mundo melhor”, escreve a fotógrafa.

Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis em acert.bol.pt e na bilheteira física da ACERT, em Tondela. A programação completa pode ser consultada em www.acert.pt.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar