No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…
“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
Sernancelhe assinala este sábado, 3 de maio, o Dia do Município em simultâneo com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz, um dos momentos mais marcantes do calendário religioso e cultural do concelho. As celebrações prolongam-se até domingo, dia 4, e culminam com a Majestosa Procissão pelas principais ruas da vila.
“O dia do município está em simultâneo com o dia das festividades religiosas da Nossa Senhora de ao Pé da Cruz”, sublinha o vereador da autarquia, Armando Mateus, ao Jornal do Centro.
O responsável lembra que “essas festividades, anualmente, têm uma comissão de mordomos que organiza todo um cartaz e uma oferta religiosa e cultural para estes dias”, sendo que o município trabalha em “total articulação” com essa comissão.
A manhã de sábado começa às 8h00 com a alvorada de morteiros, seguida das arruadas da Banda Filarmónica de Sernancelhe e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Gouveia.
O momento mais institucional acontece às 9h30, junto aos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira municipal. “É o momento junto ao município, onde se agregam as coletividades, IPSS, alguns parceiros mais diretos ou indiretos do município, o tocar do hino, o hastear da bandeira e uma pequena confraternização com estas coletividades e também com toda a população que se associa a este momento”, explicou o vereador.
Pelas 11h00 dá-se a descarga de fogo no Monte de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz, seguida da largada de pombos pela Sociedade Columbófila de Sernancelhe e da missa campal com sermão no largo do santuário.
A tarde será preenchida com um almoço-convívio, a atuação do Rancho Folclórico de Sernancelhe às 15h30, a recitação do terço às 16h30 e vários momentos musicais a partir das 22h00, com destaque para os grupos “AS Band”, “Insert Coin” e os DJ’s Tinoni e L’Justinn. Um espetáculo multimédia piro-áqua está marcado para as 23h30.
O dia de domingo, 4 de maio, está reservado para o que é considerado “a parte mais elevada das festas”: a Majestosa Procissão. A saída está marcada para as 10h30, do Monte de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz, e envolve a Banda Filarmónica de Sernancelhe, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos, os Escuteiros 862 de Ferreira de Aves e os Quatro Cavaleiros.
“Às 17 horas, a procissão desce do monte e percorre as principais ruas da vila e aí sim que as pessoas repartem-se pelas várias ruas para assistir à grandiosa procissão”, adianta Armando Mateus.
O programa do dia inclui ainda uma largada de paraquedistas às 15h00, demonstrações musicais e fanfarras, o regresso da procissão às 17h00, uma nova descarga de fogo no monte do castelo às 18h00 e o encerramento oficial da festa às 19h00.
Este ano assinalam-se também os 901 anos do foral de Sernancelhe, concedido em 1124. Como referiu Armando Mateus, “o ano passado comemorámos os 900 anos, este ano já vamos aos 901”, lembrando, no entanto, que “a assinatura do foral é a 24 de outubro e não no dia do município”.
Para além do programa religioso e cultural, o município destaca ainda o património local como o Santuário da Lapa e os Passadiços do Távora e reforça a aposta no turismo de lazer e natureza.
As celebrações decorrem com o envolvimento da população, das coletividades e das instituições locais, num ambiente de tradição, fé e festa.