Sem planos para o fim de semana? Dê um salto até São…
Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
O candidato pelo Chega, João Tilly, é o primeiro eleito como deputado pelo círculo eleitoral de Viseu. Foi o primeiro representante do partido a conquistar um lugar no Parlamento pelo distrito, seguido de Bernardo Pessanha.
Nestas eleições legislativas o Chega volta a eleger dois deputados em Viseu e sobe à segunda posição no distrito, com 22,14% dos votos, o equivalente a 45.794 eleitores – mais 4.500 do que em 2024.
Em declarações ao Jornal do Centro, João Tilly afirma que “a nossa ambição, o nosso objetivo sempre foi esse, ficarmos em 2º lugar”.
O deputado destaca ainda o contexto político local: “Sabemos perfeitamente que aqui em Viseu isto era o chamado ‘Cavaquistão’, ainda é, seria muito difícil este ano chegarmos ao 1º lugar. Mas fizemos a nossa campanha sempre convictos, e dissemos isso claramente, que queríamos ficar em 2º lugar, ultrapassando o PS em Viseu”.
“Conseguimos, não por muito, é verdade. É verdade que não foi por muito, foram duas décimas, parece-me, 500 e poucos votos, realmente não foi muito, mas é um sinal. Nunca ninguém imaginou há pouco tempo que o Chega conseguisse ultrapassar ou sequer aproximar-se do PS em Viseu”.
João Tilly sublinha ainda a satisfação com os resultados: “Nós conseguimos fazê-lo nesta campanha, por isso estamos muito satisfeitos”.
A nível nacional, o Chega obteve um total de 1.280.616 votos. No distrito de Viseu 206.817 pessoas votaram, 45.794 delas no Chega. Em primeiro fica a AD com 42,73% dos votos, seguida pelo Chega, e em terceiro o PS com 45.210 votos.