joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Cultura » Seis projetos culturais do distrito de Viseu recebem apoio da CCDR Centro

Seis projetos culturais do distrito de Viseu recebem apoio da CCDR Centro

Comissão aprovou apoios de oito mil euros a projetos artísticos da região de Viseu

 Seis projetos culturais do distrito de Viseu recebem apoio da CCDR Centro
29.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Seis projetos culturais do distrito de Viseu recebem apoio da CCDR Centro
29.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Seis projetos culturais do distrito de Viseu recebem apoio da CCDR Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) aprovou apoios de oito mil euros a seis projetos culturais do distrito de Viseu. No total, a entidade regional apoia 85 projetos artísticos no âmbito do Programa Cultura ao Centro – Apoio à Ação Cultural.

As associações Ardemente (sediada em Viseu) e Contracanto (Nelas) e o Orfeão Polifónico de Mortágua recebem apoios de 1.500 euros cada pelos projetos de criação artística “O céu sobre as entranhas”, “Big Fish” e “Fim de Semana com o Orfeão”, respetivamente.

Na medida “Programação/Difusão”, a associação Ganso Manso (Nelas) também vai receber um apoio de 1.500 euros pelo Festival de Cinema na Beira.

O Rancho Folclórico e Etnográfico da Relva, em Castro Daire, fica com 1.000 euros de apoio para o projeto “Etnografia e tradições folclóricas na Beira Alta Serrana – estudo de caso na aldeia da Relva”, que se candidatou à categoria “Edição”.

Na medida “Formação/Capacitação”, a Banda Filarmónica de Ribafeita, em Viseu, também recebe 1.000 euros para organizar um masterclass de sopros e percussão.

A CCDRC aprovou uma verba total de 114 mil euros, que vai ser distribuído por 29 projetos de criação artística e produção, 34 projetos de programação e difusão, 12 projetos de edição e 10 projetos de formação e capacitação.

A presidente da comissão de coordenação, Isabel Damasceno, sublinha que o Cultura ao Centro “reafirma o compromisso com o fortalecimento do tecido cultural da região, apoiando projetos que valorizam a identidade local, a inclusão e a participação ativa das comunidades”.

“As associações culturais não profissionais desempenham um papel vital na preservação das tradições, na dinamização dos territórios e na promoção da coesão social. Com este apoio, pretendemos não apenas reconhecer o valor do seu trabalho, mas também dar-lhe condições para crescer, inovar e chegar a mais pessoas”, acrescenta.

O Cultura ao Centro recebeu 129 candidaturas com um valor total de apoio solicitado próximo dos 306 mil euros. O universo das candidaturas aprovadas abrange 35 municípios das seis comunidades intermunicipais da região Centro.

No ano passado, cinco projetos culturais do distrito de Viseu tiveram o apoio da CCDRC.

pub
 Seis projetos culturais do distrito de Viseu recebem apoio da CCDR Centro

Outras notícias

pub
 Seis projetos culturais do distrito de Viseu recebem apoio da CCDR Centro

Notícias relacionadas

Procurar