resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Santa C. Dão » Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão

Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão 

Trabalhos de escavação no troço Santa Comba Dão - Viseu têm duração prevista de três meses

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
04.07.25
fotografia: Arquivo
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
04.07.25
Fotografia: Arquivo
pub
 Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão

O IP3 vai ter condicionamento de trânsito a partir da próxima terça-feira, dia 8, no troço Santa Comba Dão-Viseu, devido às obras de duplicação e requalificação da estrada que liga Viseu a Coimbra. 

A informação é avançada pelo Município de Santa Comba Dão, que cita a Infraestruturas de Portugal (IP), o constrangimento é motivado pela empreitada de duplicação do “IP3 Coimbra/Viseu – Troço Santa Comba Dão/Viseu – Duplicação/Requalificação” e pela execução dos trabalhos de escavação com recurso a explosivos. 

Os condicionamentos têm a “duração estimada de três meses” e é previsível a “formação de filas em ambos os sentidos”. Ocorrem, segundo a Câmara de Santa Comba Dão, “nos troços entre os 90+000 (Nó de Treixedo) e o km 92+700, e entre o km 112+000 e o km 114+000” por períodos de 10 a 15 minutos. 

Os rebentamentos vão ocorrem diariamente pelas 12h30 e a autarquia, que cita a IP, informa que as paragens de trânsito são ordenadas e geridas pela Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A obra foi adjudicada no ano passado por 103 milhões de euros à construtora espanhola Ferrovial, com um prazo de execução de 870 dias (mais de dois anos).

O concurso público foi lançado pelo anterior governo de António Costa, que estabeleceu como preço-base 130 milhões de euros. Em julho de 2023, o Ministério das Infraestruturas afirmava que esta obra representava a primeira de três intervenções previstas no IP3, com um investimento total de 300 milhões de euros.

A obra, que esteve para arrancar no ano passado – sem sucesso –, foi inicialmente entregue à Teixeira Duarte, em parceria com a Embeiral (construtora com sede em Viseu) e a Gabriel Couto, mas o resultado foi contestado por outras empresas concorrentes e o consórcio vencedor não conseguiu entregar toda a documentação necessária para o processo, fazendo com que a empreitada ficasse nas mãos da Ferrovial.

A intervenção permitirá que a via fique com perfil de autoestrada em grande parte do percurso e reduzir o tempo de viagem entre Coimbra e Viseu, de 65 para 43 minutos.

O IP3, em Santa Comba Dão, vai ter trânsito condicionado nos próximos três meses, já a partir de quarta-feira, 8 de julho, devido à duplicação e requalificação da estrada que liga Viseu a Coimbra.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar