Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Município de Viseu aprovou, em Reunião de Câmara, vários apoios financeiros a diversas entidades do concelho de Viseu, um investimento de cerca de 20 mil euros.
Os apoios foram atribuídos ao Coro Mozart de Viseu, Associação Cultural relativos à realização das comemorações dos “20 anos do Coro Mozart de Viseu”, à Freguesia de Cavernães com vista à realização das Festas de São Pedro, ao Centro Social Paroquial de São José, para apoio a uma visita de crianças ao Parque da Serra da Lousã e à Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, para a realização do XII Capítulo de Entronização, Capítulos das Confrarias Irmãs, criação da Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” de Île-de-France (Paris), e despesas correntes da Confraria .
A estes juntam-se diversos apoios materializados em isenções atribuídos à Associação de Basquetebol de Viseu, Academia Portuguesa de Karaté-Do Goju-Ryu Shodokan, Cáritas Diocesana de Viseu, Invictus – Associação Desportiva Recreativa e Cultural, e Colégio da Via Sacra.
Também na reunião, foi deliberada a assinatura de protocolos para auxiliar em requalificações das infraestruturas de diversas entidades.
Os protocolos vão ser assinados com a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Mundão, para a conservação e restauro do retábulo da Capela da Santíssima Trindade em Britamontes, e com a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São João de Lourosa, para obras de restauro e pintura exterior da Igreja.
Em Orgens, a ASDREQ – Associação Social, Desportiva e Recreativa de Quintela de Orgens para a 1º fase da construção de uma nova sede para a associação. Serão também celebrados acordos para a requalificação da Rua Fontinha da Pedra, na Freguesia do Campo, com a Fábrica da Igreja de Rio de Loba para a conservação e restauro da Igreja, e com a Fábrica da Igreja Paroquial de Abraveses, para a cobertura da Igreja.
Será celebrado, ainda, um protocolo de cooperação entre o Município de Viseu e a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu, para a colaboração entre os serviços, com vista à promoção da capacitação, inclusão, formação e empregabilidade de pessoas com deficiência e incapacidade, e outros grupos em risco de exclusão social.
Estes protocolos representam um investimento do Município de Viseu em cerca de 140 mil euros.
Por fim, foi aprovada a decisão de celebrar Contratos-Programa, no valor de 180 mil euros, com diversas freguesias do concelho, para o apoio na dinamização de iniciativas e requalificações das infraestruturas.
Com a Freguesia de Orgens, os apoios financeiros visam o auxílio na organização da iniciativa “Viseu Senhora da Beira”, a pavimentação da Rua Além Rio, em Travassós de Orgens, e a construção de muros na Travessa da Pereira. Em Ribafeita, os apoios destinam-se às requalificações da Rua Casal Mendinho e da Rua do Ribeiro, em Gumiei.
O Município irá celebrar os Contratos-Programa com a União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, para a conclusão das obras na casa mortuária de Torredeita, e com a Freguesia de São Cipriano e Vil de Souto para a colocação de cobertura no refeitório da Escola Básica de Portela.