Incêndio em Trancoso
calema feira de são mateus
vinho
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25
sede joão azevedo ps
michael batista psd penalva web
leandro macedo
os_caminhos_jacinto_rio_bestanca
quinta-da-pacheca-colheita-manual-azeite2
calcada-de-cinco-rodas
Home » Notícias » Diário » Quinta do Bill, Bárbara Bandeira e José Cid nas Festas de Mortágua

Quinta do Bill, Bárbara Bandeira e José Cid nas Festas de Mortágua

Mortágua Viva começa esta quarta-feira e prolonga-se até sábado com várias tasquinhas e outras atrações

 Quinta do Bill, Bárbara Bandeira e José Cid nas Festas de Mortágua - Jornal do Centro
12.08.25
fotografia: Câmara de Mortágua
partilhar
 Quinta do Bill, Bárbara Bandeira e José Cid nas Festas de Mortágua - Jornal do Centro
12.08.25
Fotografia: Câmara de Mortágua
pub
 Quinta do Bill, Bárbara Bandeira e José Cid nas Festas de Mortágua - Jornal do Centro

Começa esta quarta-feira (13 de agosto) as festas do município de Mortágua. O Mortágua Viva promete dias de alegria, vida e convívio no concelho. Os Quinta do Bill, Bárbara Bandeira, José Cid e Nuno Ribeiro são os principais cabeças de cartaz do evento que terá lugar na Praça do Município, no centro da vila.

“As festas da Mortágua Viva são expressão da nossa identidade e cultura, do que somos como comunidade, com um forte envolvimento do nosso movimento associativo, da nossa juventude, e da população em geral”, diz o presidente da Câmara, Ricardo Pardal.

A “festa das tasquinhas”, como é popularmente conhecida em Mortágua, marca a agenda do concelho e traz “uma agitação saudável e apetecida, dias felizes que nos animam de energia, emoções positivas e um espírito festivo”, acrescenta o autarca.

Uma alegria intensificada “pela presença e o reencontro com os que são mais próximos, familiares e amigos, que estão radicados no estrangeiro e noutros locais do país, mas que nesta época fazem questão de regressar à sua querida terra para viver e compartilhar estes dias festivos”, refere Ricardo Pardal.

O primeiro dia da Mortágua Viva será marcado pela sessão de abertura oficial, agendada para as 19h00 desta quarta-feira. O certame, que decorre até sábado (dia 16), traz 32 associações que vão ter as suas tasquinhas, um número recorde de participação. As coletividades vão apresentar-se com iguarias, pratos tradicionais, petiscos, doces e bolos de fabrico caseiro. Esta sexta-feira (dia 15, feriado) e sábado, as tasquinhas vão abrir mais cedo a partir das 16h00, uma novidade nesta edição.

Também nesta edição, o Mortágua Viva traz uma tasquinha dedicada à gastronomia das comunidades imigrantes residentes em Mortágua, com sabores de Angola, Brasil e México, entre outros países. Além de divulgar e dar a saborear as tradições gastronómicas de outras culturas, a iniciativa contribui para promover a integração dos imigrantes na comunidade local.

Já os espetáculos de palco são outro dos grandes atrativos das festas com um “cartaz transversal, abrangendo vários géneros musicais e satisfazendo diferentes públicos, interesses e idades”, promete a Câmara de Mortágua.

O cartaz inclui os concertos dos Quinta do Bill e da Filarmónica de Mortágua (quarta-feira), Bárbara Bandeira (quinta-feira), José Cid (sexta-feira) e Nuno Ribeiro e Gala Internacional de Folclore (sábado), na Praça do Município. Cada uma das noites conta ainda com a atuação de uma banda local (Hopus Band na quinta-feira e Paralelos do Ritmo na sexta-feira), antes da subida ao palco do artista principal, e a atuação de um DJ após o concerto.

Pelo palco do Espaço Vida irão passar também, diariamente, concertos com outros artistas e grupos locais. No sábado, para marcar o encerramento do Mortágua Viva, decorrerão atividades de animação para os mais pequenos e famílias, tendo como palco o Espaço Vida (das 14h00 às 18h00). O Espaço Vida, situado junto à Casa Lobo, também vai ter performances, artes circenses e dança.

Além disso, todos os dias do Mortágua Viva irão contar ainda com animação de rua e do comércio local.

Mortágua celebra 20 anos da geminação com comuna do Luxemburgo

Este ano, o programa da Mortágua Viva também integra as comemorações dos 20 anos da geminação entre Mortágua e a comuna de Wormeldange (Luxemburgo) com várias atividades culturais e sociais que têm como objetivo dar a conhecer o concelho e a região à comitiva de Wormeldange, que está em Mortágua desde segunda-feira (dia 11).

O programa inclui visitas ao Santuário/Miradouro do Cabeço do Senhor do Mundo, ao Centro de Interpretação Mortágua na Batalha do Buçaco, ao Núcleo Museológico Raízes e Memórias, ao parque de lazer da Senhora da Ribeira, à adega da Sociedade Agrícola Boas Quintas, a várias valências da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, ao Mortágua Futebol Clube e ao Museu Militar e Mata do Buçaco.

E, à semelhança dos anos anteriores, Wormeldange também vai estar representada com uma tasquinha própria na Mortágua Viva.

pub
 Quinta do Bill, Bárbara Bandeira e José Cid nas Festas de Mortágua - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Quinta do Bill, Bárbara Bandeira e José Cid nas Festas de Mortágua - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar