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Home » Notícias » Diário » Exportações de vinho recuam 0,48% para 454,2 milhões de euros no 1.º semestre

Exportações de vinho recuam 0,48% para 454,2 milhões de euros no 1.º semestre

Foram exportados 169 milhões de litros, com um preço médio de 2,69 euros/litro, nos primeiros seis meses do ano, segundo dados da ViniPortugal

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 Exportações de vinho recuam 0,48% para 454,2 milhões de euros no 1.º semestre - Jornal do Centro
12.08.25
fotografia: Arquivo Jornal do Centro
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 Exportações de vinho recuam 0,48% para 454,2 milhões de euros no 1.º semestre - Jornal do Centro
12.08.25
Fotografia: Arquivo Jornal do Centro
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 Exportações de vinho recuam 0,48% para 454,2 milhões de euros no 1.º semestre - Jornal do Centro

As exportações de vinho português atingiram 454,2 milhões de euros entre janeiro e junho, uma descida de 0,48 por cento face ao mesmo período do ano passado, segundo dados da ViniPortugal.

“As exportações de vinho português atingiram, entre janeiro e junho de 2025, um total de 454,2 milhões de euros e 169 milhões de litros, com um preço médio de 2,69 euros/litro”, indicou, em comunicado, a associação.

Face a 2024, verificou-se assim uma descida de 0,48% em valor e de 1,76% no preço médio, enquanto no volume exportado houve um aumento de 1,31%.

Na primeira metade do ano, as exportações para a União Europeia (UE) fixaram-se em 204 milhões de euros e 79,4 milhões de litros.

Já as exportações extra UE fixaram-se em 250,2 milhões de euros e 89,6 milhões de litros.

Destacam-se, nos mercados internacionais, o México e Angola, com taxas de crescimento de, respetivamente, 86,14% e 37,69%.

Ainda assim, França manteve-se como o principal destino das exportações, seguida pelos EUA e pelo Brasil.

Os vinhos com preço entre 2,01 e 4,00 euros foram os mais exportados, representando cerca de 40% da quota de mercado.

“Estes números refletem a capacidade de resistência e adaptação do setor, mesmo num contexto económico internacional incerto e exigente. A subida em volume demonstra a continua procura pelos nossos vinhos, enquanto o desafio do preço médio reforça a importância de estratégias que valorizem os nossos vinhos e consolidem o seu posicionamento nos mercados internacionais”, afirmou, citado na mesma nota, o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

A ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Vinho, que tem por objetivo promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos.

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