joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Concelho » Penedono » Incêndios: Abelhas e outros animais começam a receber alimentação em Penedono

Incêndios: Abelhas e outros animais começam a receber alimentação em Penedono

No terreno e no edifício da câmara têm estado, desde domingo, equipas a ajudar a população a identificar os prejuízos nas várias freguesias

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
21.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
21.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: Abelhas e outros animais começam a receber alimentação em Penedono

A Câmara de Penedono garantiu que o setor da agropecuária e da apicultura vão ser imediatamente apoiados, estando prevista a distribuição de alimentação para as abelhas e outros animais ainda hoje.

Em comunicado divulgado hoje à tarde, a autarquia do distrito de Viseu referiu que tem estado a desenvolver “todos os esforços para minimizar os terríveis efeitos dos incêndios florestais que devastaram o concelho, afetando de forma substancial a economia e o bem-estar” das pessoas.

“A Câmara Municipal procedeu atempadamente à aquisição destes bens, no entanto, e por questões que nos transcendem, só hoje começam a chegar ao nosso território”, explicou.

No terreno e no edifício da câmara têm estado, desde domingo, equipas a ajudar a população a identificar os prejuízos nas várias freguesias.

Na terça-feira, estiveram no concelho responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte a inteirarem-se “da dimensão dos prejuízos provocados pelos fogos e avaliar as medidas que se possam implementar para apoiar a agricultura e a economia concelhia”.

O município pediu ajuda imediata ao Governo e considera que existem “bons indícios” de que “os apoios possam surgir muito em breve”, concretamente na reunião de Conselho de Ministros extraordinária marcada para quinta-feira à tarde, em Viseu.

Assim que os apoios forem aprovados, a autarquia “colocará à disposição de todos os munícipes os seus serviços para os auxiliarem no preenchimento dos formulários para a obtenção dos apoios que deverão abranger a agricultura, o comércio e a indústria”, acrescentou.

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro. 

Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual chegaram dois aviões Fire Boss para reforço do combate aos fogos.

Segundo dados oficiais provisórios, até 20 de agosto arderam mais de 222 mil hectares no país, ultrapassando a área ardida em todo o ano de 2024.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar