girabolhos
IMG_1644
Three men pose outdoors in front of a large tree; the center man is a priest wearing a clerical collar and a cross necklace.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Concelho » Penedono » Incêndios: Abelhas e outros animais começam a receber alimentação em Penedono

Incêndios: Abelhas e outros animais começam a receber alimentação em Penedono

No terreno e no edifício da câmara têm estado, desde domingo, equipas a ajudar a população a identificar os prejuízos nas várias freguesias

 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
21.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
21.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: Abelhas e outros animais começam a receber alimentação em Penedono

A Câmara de Penedono garantiu que o setor da agropecuária e da apicultura vão ser imediatamente apoiados, estando prevista a distribuição de alimentação para as abelhas e outros animais ainda hoje.

Em comunicado divulgado hoje à tarde, a autarquia do distrito de Viseu referiu que tem estado a desenvolver “todos os esforços para minimizar os terríveis efeitos dos incêndios florestais que devastaram o concelho, afetando de forma substancial a economia e o bem-estar” das pessoas.

“A Câmara Municipal procedeu atempadamente à aquisição destes bens, no entanto, e por questões que nos transcendem, só hoje começam a chegar ao nosso território”, explicou.

No terreno e no edifício da câmara têm estado, desde domingo, equipas a ajudar a população a identificar os prejuízos nas várias freguesias.

Na terça-feira, estiveram no concelho responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte a inteirarem-se “da dimensão dos prejuízos provocados pelos fogos e avaliar as medidas que se possam implementar para apoiar a agricultura e a economia concelhia”.

O município pediu ajuda imediata ao Governo e considera que existem “bons indícios” de que “os apoios possam surgir muito em breve”, concretamente na reunião de Conselho de Ministros extraordinária marcada para quinta-feira à tarde, em Viseu.

Assim que os apoios forem aprovados, a autarquia “colocará à disposição de todos os munícipes os seus serviços para os auxiliarem no preenchimento dos formulários para a obtenção dos apoios que deverão abranger a agricultura, o comércio e a indústria”, acrescentou.

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro. 

Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual chegaram dois aviões Fire Boss para reforço do combate aos fogos.

Segundo dados oficiais provisórios, até 20 de agosto arderam mais de 222 mil hectares no país, ultrapassando a área ardida em todo o ano de 2024.

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar