martifer_1
rua direita
Cineco seia
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
CDS-PP
candidatura ps
Foto Candidatura IL
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Cultura » CineEco em Seia com 81 filmes a concurso e nova categoria para ‘curtas’

CineEco em Seia com 81 filmes a concurso e nova categoria para ‘curtas’

Este ano, o festival inclui pela primeira vez uma nova categoria na competição para curtas-metragens de ficção, não ficção e animação, na qual concorrem 13 filmes de 12 países

 CineEco em Seia com 81 filmes a concurso e nova categoria para ‘curtas’ - Jornal do Centro
23.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 CineEco em Seia com 81 filmes a concurso e nova categoria para ‘curtas’ - Jornal do Centro
23.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CineEco em Seia com 81 filmes a concurso e nova categoria para ‘curtas’ - Jornal do Centro

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela decorre, este ano, de 10 a 18 de outubro, em Seia, com 81 filmes a concurso e uma nova categoria para curtas-metragens de ficção, não ficção e animação.

O CineEco é o único festival de cinema em Portugal dedicado em exclusivo à temática ambiental, nota a organização.

É um dos festivais de cinema sobre ambiente mais antigos do mundo, que se realiza em Seia, no distrito da Guarda, anualmente, em outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do município local.

Segundo a organização, esta 31.ª edição tem em competição 81 longas, médias e curtas-metragens internacionais e em língua portuguesa, filmadas em 31 países, “propondo um mosaico cinematográfico rico e diversificado sobre os desafios ambientais contemporâneos”.

Quanto à seleção internacional de longas-metragens, o festival apresenta um conjunto de dez obras em estreia absoluta em Portugal, onde o fator humano é sempre determinante na investigação, observação ou vivência de uma dimensão da crise climática.

Já nas longas-metragens em língua portuguesa destaca-se a estreia nacional do documentário brasileiro “Tesouro Nattterer”, de Renato Barbieri. 

A seleção oficial do CineEco 2025 conta ainda com a competição de curtas e médias metragens tanto internacionais como de língua portuguesa.

Este ano, o festival inclui pela primeira vez uma nova categoria na competição para curtas-metragens de ficção, não ficção e animação, na qual concorrem 13 filmes de 12 países.

Há ainda uma secção competitiva panorama regional, dedicada a filmes com narrativas centradas no território e na Serra da Estrela.

A organização sublinha ainda que o CineEco oferece ao público em geral “um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional”. 

O formato do certame assenta num conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de oito dias, com entrada gratuita. 

Além da secção competitiva e itinerâncias, o CineEco inclui também diversas atividades paralelas, como conferências, concertos, ‘workshops’, exposições e mercado de filmes, contribuindo para a educação e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

Fora das datas do festival, o CineEco realiza, ao longo de todo o ano, uma vasta rede de extensões por todo o país, dando oportunidade ao público a visualização de filmes desta temática, que é um dos fatores diferenciadores deste evento.

O CineEco é organizado pelo município de Seia e conta com o alto patrocínio do Presidente da República, do Departamento de Ambiente das Nações Unidas e com o apoio financeiro da DGArtes-Direção Geral das Artes.

pub
 CineEco em Seia com 81 filmes a concurso e nova categoria para ‘curtas’ - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 CineEco em Seia com 81 filmes a concurso e nova categoria para ‘curtas’ - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar