joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Concelho » S.P. Sul » Festival Literário de Manhouce regressa a 6 e 7 de setembro com o tema “Resistir”

Festival Literário de Manhouce regressa a 6 e 7 de setembro com o tema “Resistir”

Manhouce recebe mais uma edição do festival literário “A gente (não) lê”, este ano dedicado ao tema “Resistir” e, como sempre a José Pinho, com conversas, caminhadas poéticas e um concerto intimista de Gisela João

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
27.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
27.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival Literário de Manhouce regressa a 6 e 7 de setembro com o tema “Resistir”

O festival literário “A Gente (Não) Lê”, está de volta a S. Pedro do Sul. Acontece nos dias 6 e 7 de setembro e, segundo a organização, “depois do sucesso da edição de estreia dedicada ao livreiro e visionário José Pinho, natural da região e que ainda ajudou o festival a nascer, este ano a edição tem como palavra-chave Resistir”, propondo uma reflexão urgente e atual através de conversas, documentários, leituras encenadas, caminhadas poéticas, oficinas tradicionais e momentos musicais.

“O último festival literário que José Pinho ajudou a fazer surgir com o mesmo sentido de impossível que marcou a sua vida e que o evocará a cada edição, está a ser preparado por toda a aldeia de Manhouce. Fazer acontecer esta aventura rural é, por si só, um ato de resistência. Ou de loucura. Ou os dois. Tanto um como o outro nos servem bem”,realça Marisa Araújo, dinamizadora do festival.

A dinamizadora admite que a palavra não foi escolhida ao acaso e que “sim”, é um festival literário “político”. “É interventivo. É para pensar e agir sobre o mundo. Ler é resistir. Escrever é resistir. Sempre assim foi e assim continuará a ser”, esclarece.

A programação abre no sábado, 6 de setembro, com oficinas de pão e manteiga artesanal, uma caminhada poética pelas margens do rio Teixeira e uma prova de sabores locais. Ao longo do dia, terão lugar conversas sobre literatura, resistência e feminismo, a exibição do documentário “Mulheres e Resistência”, uma mesa-redonda com Isabel do Carmo e Rita Rato, e a leitura encenada da peça “O Homem da Bicicleta”, de Jaime Gralheiro.

No domingo, 7 de setembro, o festival prossegue com nova caminhada poética, uma oficina de folclore e canto com o Rancho de Manhouce, confeção de fritas de mel e duas conversas centradas na resistência e no poder da fotografia como testemunho histórico. Um dos momentos mais aguardados é o Duelo Poético, que este ano coloca frente a frente duas figuras: Nicolau Santos e Fernando Alvim, num confronto de palavras marcado pelo humor e pela imprevisibilidade. O dia termina com uma homenagem a José Pinho, o livreiro que faleceu em 2023 , e com um concerto intimista de Gisela João.

A pensar nos mais novos, o festival conta também com programação infantil permanente, organizada em parceria com a Biblioteca Municipal de São Pedro do Sul, com sessões de contadores de histórias, oficinas de ilustração e de criação de marcadores de livros.

Outra das marcas distintivas do evento é o “Livro Conduto”, uma iniciativa que convida participantes e convidados a trazerem livros para troca. As obras são reunidas na Escola Primária e, ao longo do festival, podem ser levadas por quem delas se interessar. Os exemplares que sobrarem revertem para a Biblioteca de Manhouce.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar