hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Viseu assinala Dia do Município com Sessão Solene, distinções e concerto dos The Gift

Viseu assinala Dia do Município com Sessão Solene, distinções e concerto dos The Gift

Fernando Ruas recorda percurso autárquico, distingue personalidades e enumera projetos em curso

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
21.09.25
fotografia: Município de Viseu
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
21.09.25
Fotografia: Município de Viseu
pub
 Viseu assinala Dia do Município com Sessão Solene, distinções e concerto dos The Gift

O Município de Viseu celebra este domingo, 21 de setembro, o Dia do Município, com um programa que incluiu a Missa em Honra de São Mateus, seguida de procissão, uma Sessão Solene no Teatro Viriato, um almoço no Largo dos Pavões, no Fontelo, e o concerto da banda The Gift, no Adro da Sé, marcado para as 21h00.

A Sessão Solene teve lugar durante a manhã, no Teatro Viriato, e contou com o discurso do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. Na sua intervenção, o autarca começou por saudar o presidente da Assembleia Municipal de Viseu, Mota Faria, e os deputados municipais, assim como os deputados da Assembleia da República presentes. 

Cumprimentou ainda o Bispo de Viseu, D. António Luciano, os vereadores da autarquia, os presidentes de junta das 25 freguesias, as delegações de Haskovo e Lublin, e o presidente da câmara de Kalush, com quem foi assinado na véspera um protocolo de geminação.

Estiveram também presentes a cônsul da Ucrânia em Portugal e a agente consular, o Regimento de Infantaria 14, a GNR, a PSP, os bombeiros, a Proteção Civil, entidades militares, forças de segurança e civis. Dirigiu igualmente uma saudação “deveras especial a todas e todos os viseenses”.

Fernando Ruas recordou a sua ligação ao concelho e o percurso político: “Sou viseense de gema. Cheguei à Câmara Municipal de Viseu em 1989 e hoje, em 2025, estou prestes a concluir mais um mandato à frente desta autarquia”. Sublinhou que celebrar o Dia do Município “é um dos momentos que particularmente me apraz e orgulha, não só como Presidente, mas sobretudo como viseense”.

O autarca destacou os cerca de 1400 colaboradores da autarquia e sublinhou a importância do trabalho desenvolvido. “Os rostos daqueles que hoje distinguimos, pelos seus 15, 20 e 30 anos de empenho e dedicação a esta casa e à comunidade, representam, na verdade, cada uma dessas pessoas que procuram, todos os dias, servir os viseenses e fazer desta ‘A Melhor Cidade para Viver’”, afirmou.

Foram também distinguidas várias personalidades e instituições com a Medalha Municipal de Mérito. Entre elas, o diretor municipal Adelino Costa, pela dedicação de 40 anos à Câmara; Aldina Lemos, pelo percurso no setor da saúde e no Grupo Embeiral; Augusto Oliveira, pela atividade empresarial e social; Cristina Azevedo Gomes, presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, pela ligação ao ensino e às tecnologias de informação; Fátima Ribeiro, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu; João Lima, a título póstumo, pela vida política e jurídica; Jorge Marques, pela produção literária; José Coelho, empresário na área da distribuição e pela intervenção social; o coronel José Loureiro, pelo trabalho na Confraria de Santo António; José Sarmento Moniz, advogado e político; a engenheira Conceição Azevedo, pelo percurso na gestão hospitalar e como autarca entre 2017 e 2021; e o Colégio da Imaculada Conceição, pelo centenário de atividade educativa.

“É justo e sincero este reconhecimento público pela vossa entrega, mérito e dedicação. Um bem-hajam!”, disse o presidente da Câmara durante a homenagem.

No discurso, Fernando Ruas enumerou também as áreas de intervenção da autarquia, e referiu projetos e “conquistas” recentes. Na habitação, destacou a Estratégia Local de Habitação e a inauguração do Bairro Municipal, onde “78 famílias já se encontram instaladas”, 38 delas novos habitantes. No desporto, lembrou o investimento em infraestruturas, o aumento de modalidades e atletas e a distinção de Viseu como “Cidade Europeia do Desporto” em 2024.

Na educação, o autarca apontou a renovação de escolas com apoio do PRR, como as Escolas Básicas D. Duarte, em Vil de Souto, e Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses, a entrega gratuita de manuais escolares e o trabalho para disponibilizar alojamento a estudantes do ensino superior no centro histórico. Quanto ao património urbano, mencionou a reabilitação do antigo Orfeão de Viseu, a instalação da Escola Profissional Mariana Seixas e do Museu de História da Cidade, bem como intervenções urbanísticas.

Na cultura, Fernando Ruas destacou a agenda diversificada e descentralizada e anunciou a futura construção do Centro de Artes e Espetáculos de Viseu. Em matéria económica, referiu a Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa, a construção da nova Barragem de Fagilde e a adesão às Águas do Douro e Paiva. Sublinhou ainda os investimentos em freguesias, acessibilidades, redes de água e saneamento, e apoio às associações locais.

No encerramento do discurso, o presidente afirmou ser “um dia em que celebramos o orgulho em pertencer a uma comunidade com mais de 2500 anos de história (…). Estou perante vós e em todos, especialmente nos que hoje distinguimos e homenageamos, colaboradores e galardoados, reconheço esse elo que nos une: o amor a Viseu e a responsabilidade em fazer mais e melhor por esta terra que nos dá colo”.

As comemorações encerram esta noite, às 21h00, com o concerto da banda The Gift no Adro da Sé, um espetáculo que junta coro clássico e eletrónica. Para o evento, o município anunciou alterações na circulação rodoviária no centro histórico. 

O encerramento de trânsito em vigor no âmbito do “Centro Histórico Sem Carros” será prolongado até às 5h00 de segunda-feira, 22 de setembro, para permitir desmontagem de equipamentos e circulação de veículos pesados em contramão. 

Durante o concerto, o trânsito ficará interdito no início da Travessa da Misericórdia e os moradores do Largo António José Pereira poderão aceder às suas casas, “excecionalmente, em contramão, pela Calçada da Vigia”. A coordenação será assegurada pela Polícia Municipal.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar