No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
No próximo dia 26 de setembro, o auditório da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu acolhe a conferência “NEXT – Innovation for Territories”, uma iniciativa dedicada à reflexão sobre a modernização digital dos territórios.
O encontro é promovido pela empresa de desenvolvimento de software AIV – Advanced Intel Vision, pela Associação SILIA – Soluções Integradas, Literacia e Inteligência Artificial e pelo OEID – Observatório dos Ecossistemas e Infraestruturas Digitais.
A sessão de abertura está marcada para as 9h30 e vai contar com intervenções de João Cotta, presidente da direção da AIRV, de Luís Bernardino, representante do OEID, e de um representante da Câmara Municipal de Viseu.
Às 10h00 arranca o primeiro painel, dedicado à “Coesão Digital Territorial”, com a participação de Ana Gonçalves (DataColab), Rui Ribeiro (OEID), Carlos Paulino (Portugal Data Center) e de um representante da ANACOM.
Ainda durante a manhã, às 11h30, acontece o segundo painel, subordinado ao tema “Estratégias de Expansão e Modernização Digital”. O debate contará com José Henrique Costa Ferreira (ULS Viseu Dão-Lafões), José Costa (IPV – Instituto Politécnico de Viseu), Alexandra Rodrigues (CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e um representante da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
A tarde será dedicada a dois novos painéis. O primeiro, às 14h30, intitulado “Inovação e Transformação Digital no Território”, terá como oradores Paulo Soeiro (Grupo Visabeira), Rui Pedro Vaz (Deloitte), Elísio Oliveira (Star Institute) e Nuno Andrade (Softinsa).
Segue-se, às 16h00, o painel “O Futuro da Conectividade e Sustentabilidade Digital”, com intervenções de Álvaro Dória (eCrop), João Almeida (Rural Move), Nuno Marques (Wavecom) e Cila Correia (IN.Tendências).
O encerramento do dia, pelas 17h00, será marcado pela apresentação oficial do Projeto LUSIA, que “nasce com a missão de desenvolver um hub de investigação focado em projetos aplicados a desafios territoriais e na captação de talento e investimento”, numa iniciativa conjunta entre a AIV e a Associação SILIA.