No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Associação Hípica e Psicomotora de Viseu (AHPV) vai iniciar, no próximo dia 1 de outubro, a atividade do seu Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), instalado na antiga Escola do 1.º Ciclo de Vil de Souto. O edifício foi recentemente ampliado e requalificado para acolher esta nova resposta social.
Após uma década de trabalho contínuo no apoio a pessoas com deficiência e incapacidade, a AHPV concretiza o que considera ser “um passo histórico” ao abrir a sua primeira resposta social tipificada, resultado de um acordo de cooperação celebrado com o Instituto da Segurança Social.
O novo CACI tem capacidade para acolher 30 utentes, dispondo de uma equipa multidisciplinar dedicada à promoção da qualidade de vida, do desenvolvimento pessoal e da capacitação para a inclusão, ajustada às necessidades e níveis de funcionalidade de cada participante.
Segundo a instituição, trata-se de um marco no percurso da AHPV, que há 10 anos tem vindo a apostar na inovação social e no apoio às famílias. “O início da atividade do CACI reforça a missão de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e justa, ao mesmo tempo que amplia a rede de respostas sociais existentes no concelho de Viseu”, assinala.
A construção desta valência foi financiada pelo Programa PARES do Instituto da Segurança Social, contando também com o apoio financeiro do Município de Viseu.
A AHPV agradece a confiança do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu e da autarquia, sublinhando que este projeto terá um impacto transformador na vida de dezenas de famílias da região.