vistacurta2023
Carlos Santiago
nuno bico
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo número de Câmaras

PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo número de Câmaras

Para Carlos Santiago, o PSD precisa agora de “fazer uma reflexão muito profunda, depois de todas as avaliações e de todos os apuramentos, para continuar a arrepiar caminho”

pub
 PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo número de Câmaras
13.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo número de Câmaras
13.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo número de Câmaras

O presidente da distrital de Viseu do PSD, Carlos Santiago, lamentou hoje a perda da capital de distrito para o PS, mas mostrou-se satisfeito por o partido ter conquistado o mesmo número de Câmaras do que em 2021.

“Tivemos o mesmo número de autarquias e aumentámos o número de votos do PSD no distrito. Perdemos a Câmara Municipal de Viseu, o baluarte, a capital distrito, o que não estava, obviamente, nas nossas previsões”, admitiu Carlos Santiago à agência Lusa.

No domingo, o PS voltou a vencer as eleições autárquicas no distrito de Viseu, ficando a governar onze das 24 câmaras (mais uma do que em 2021).

O PSD obteve 27,64% dos votos do distrito (em 2021 tinha ficado com 25,48%). Conquistou oito Câmaras sozinho (Armamar, Nelas, São João da Pesqueira, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Vouzela) e mais cinco em coligação, quatro com o CDS-PP (Castro Daire, Lamego, Oliveira de Frades e Resende) e uma com a IL (Santa Comba Dão).

No entanto, perdeu a Câmara de Viseu depois de 36 anos de poder, com o PS a não permitir ao “dinossauro” Fernando Ruas cumprir aquele que seria o seu último mandato.

“O povo do concelho de Viseu falou, a democracia falou. Temos de aceitar com naturalidade os resultados, parabenizar o PS em Viseu, nomeadamente o [futuro] presidente João Azevedo”, sublinhou Carlos Santiago.

Na sua opinião, o PSD precisa agora de “fazer uma reflexão muito profunda, depois de todas as avaliações e de todos os apuramentos, para continuar a arrepiar caminho”.

“Há um conjunto alargado de projetos de grande dimensão e importância para todo o distrito no qual o presidente Fernando Ruas teve um papel fundamental e determinante”, lembrou o social-democrata, dando como exemplo a construção do Hospital Psiquiátrico e do Centro de Ambulatório e Radioterapia e a duplicação do Itinerário Principal (IP) 3.

A Lusa tentou, mas em vão, um comentário do presidente da concelhia do PSD de Viseu aos resultados.

O líder distrital do PSD sublinhou que, além de manter o mesmo número de Câmaras, o seu partido conseguiu “resultados extraordinários” em algumas delas, como Sernancelhe (78,47% dos votos), São João da Pesqueira (75,88%) e Oliveira de Frades (75,59%, em coligação com o CDS-PP), nas quais ficou com a totalidade dos cinco mandatos.

“O PSD é um partido com muita dinâmica, um partido do poder local e das pessoas, e cá estaremos para as respostas necessárias no momento oportuno”, garantiu.

Além da capital de distrito, houve também mudanças de partidos em Penedono (do PSD para o PS), Resende (do PS para o PSD/CDS-PP), Santa Comba Dão (do PS para o PSD/IL), Tabuaço (do PSD/CDS-PP para o PS) e São João da Pesqueira (do movimento independente Pela Nossa Terra para o PSD), sendo que, neste último concelho, o presidente se manterá o mesmo.

pub
 PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo número de Câmaras

Outras notícias

pub
 PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo número de Câmaras

Notícias relacionadas

Procurar