bombeiros voluntários de viseu cidade
Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Nova edição do Vistacurta celebra o cinema e os 70 anos do Cine Clube de Viseu

Nova edição do Vistacurta celebra o cinema e os 70 anos do Cine Clube de Viseu

Com competição nacional e local, o festival de curtas começa esta terça-feira e estende-se até sábado

 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
13.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
13.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Nova edição do Vistacurta celebra o cinema e os 70 anos do Cine Clube de Viseu

Viseu volta a ser palco do Vistacurta, o festival que celebra o melhor da curta-metragem portuguesa e local, com sessões, cine-concertos, oficinas e uma exposição que assinala os 70 anos do Cine Clube de Viseu. Começa esta terça-feira e estende-se até sábado.

Ao longo de cinco dias, o público poderá assistir a 15 filmes, entre animações, documentários e ficções, exibidos em sessões apresentadas pelos próprios realizadores e membros das equipas de produção. No centro da programação estão a Competição Nacional e Local de Curtas-Metragens, que reúnem novas promessas, autores conceituados e talentos emergentes da região.

Na Competição Nacional, com dez títulos em disputa, o festival apresenta “promessas do cinema português, surpresas e autores reconhecidos”, como refere Rodrigo Francisco, porta voz do Cine Clube.

Já a Competição Local reforça a missão original do festival que é “valorizar o trabalho dos realizadores de Viseu e promover o encontro entre criadores e público”. Em 2025, participam cinco novas obras de autores viseenses.

O sábado, 18 de outubro, reserva um dia especialmente dedicado às famílias. Às 10h30, o Teatro Viriato recebe a oficina de música Tatabitato, e às 16h30, o duo Tangente apresenta um filme-concerto com curtas do cinema mudo acompanhadas por música ao vivo — uma sessão mágica para pais e crianças.

Ainda no sábado, às 18h00, decorre uma sessão especial dedicada ao cinema croata, com curtas croatas e dois filmes de Wim Wenders, revelando um cinema inspirador e pouco conhecido. Às 21h30, acontece a cerimónia de entrega de prémios, seguida da projeção de Manas, de Mariana Brennand, um trabalho sensível sobre a exploração sexual sistémica de adolescentes no Amazonas.

Integrada nas comemorações dos 70 anos da primeira sessão do Cine Clube de Viseu – realizada a 16 de dezembro de 1955, no antigo Cine Rossio –, será inaugurada no dia 17 de outubro, às 17h30, na Casa da Ribeira, uma exposição documental sobre a história e o papel cultural do Cine Clube. A mostra, produzida em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, reúne arquivos, memórias e testemunhos que percorrem sete décadas de atividade cineclubista, e ficará patente até 17 de janeiro de 2026.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar