peça teatro gémeos
image
centro cultural s joao pesqueira assinatura
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Meta Magic: Leandro Morgado e (G) Host a 31 de outubro no Carmo’81, em Viseu

Meta Magic: Leandro Morgado e (G) Host a 31 de outubro no Carmo’81, em Viseu

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
28.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
28.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Meta Magic: Leandro Morgado e (G) Host a 31 de outubro no Carmo’81, em Viseu

Mais uma edição do Meta Magic chega a Viseu, desta vez com Leandro Morgado a apresentar (g)host, uma performance que explora a ambiguidade das palavras e as relações entre presença, ausência e hospitalidade.

O espetáculo, esta sexta-feira no Carmo’81, parte da reflexão sobre termos como host (anfitrião), guest (convidado), ghost (fantasma) e hóstia (vítima, oferenda), todos ligados a conceitos de acolhimento, sacrifício, segredo e sagrado. Morgado surge simultaneamente como anfitrião e hóspede, presença que acolhe mas também vazio que se oferece, figura que dá a ver e que se apaga, assumindo o papel de mago e médium que conecta o mundo de cima com aquele que existe em baixo.

O espaço de apresentação transforma-se num lugar de passagem, onde visível e invisível se encontram, e onde memória, oculto, palavra e silêncio coabitam. (g)host apresenta-se como um exercício de abrir espaço à hospitalidade do invisível, convidando os espectadores a uma experiência imersiva e reflexiva.

A sessão decorre em duas apresentações: às 21h30 em português e às 23h00 em inglês, com duração aproximada de 70 minutos. A participação é limitada a 20 pessoas por sessão, sendo recomendada para maiores de 16 anos.

Leandro Morgado é autor, guionista e performer português, conhecido por experiências imersivas que combinam mentalismo, storytelling e spoken word. Antropólogo, palestrante e formador, trabalha temas como perceção, memória, comunicação e comportamento humano. Autor do livro Os Segredos da Sua Mente, Morgado apresenta o seu trabalho em Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, em locais prestigiados como o Magic Castle, em Hollywood, ou o Edinburgh Fringe Festival.

Com coordenação artística de José Miguel Almeida – conhecido precisamente por Zé Mágico – o Meta Magic é uma plataforma de pesquisa, mostra e ensino que procura dar resposta a novas necessidades de formação dentro do ilusionismo moderno, dando ao mesmo tempo a conhecer ao público esta nova corrente artística. Através desta plataforma, Zé Mágico pretende fomentar uma mediação e criação de públicos.

Ao longo do ano o Carmo’81 tem sido o palco de apresentação de vários projetos que juntam o ilusionismo e a performance.

Zé Mágico pretende que o projeto culmine num festival com vários mágicos: “decidi avançar com esta mostra de espetáculos, quase um por mês, sendo que no final, em janeiro de 2026, vai acontecer um festival de três dias. A ideia é trazer mágicos de todo o país e pessoas que queiram assistir, de Viseu e de outros sítios”.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar