No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A exposição de pintura “Riscos e Rabiscos”, do artista Paulo Lemos Quintela, abre ao público este sábado (8 de novembro), às 15h00, no Museu Municipal de Oliveira de Frades, ficando patente até 9 de dezembro, numa mostra que reúne uma seleção de trabalhos desenvolvidos ao longo de várias décadas de atividade artística.
Natural de São Pedro do Sul, Paulo Lemos Quintela iniciou-se na expressão artística desde muito jovem, apesar de, como recorda com ironia, no liceu lhe terem dito que “não tinha queda para as artes”. Mais tarde, durante o serviço militar obrigatório, descobriu a “sensibilidade” que o levaria a aprofundar a sua formação. Cursou Design de Interiores e Equipamento no IADE e frequentou aulas de pintura na Sociedade Portuguesa de Belas Artes.
Com um percurso multifacetado, o artista é também filósofo e docente de ensino secundário, tendo dedicado cerca de três décadas ao desenvolvimento intelectual, cultural e ambiental de jovens da sua terra natal. Paralelamente, trabalha desde meados dos anos 1980 como vídeo-documentarista e colabora regularmente com organizações culturais e eventos regionais.
A mostra apresenta trabalhos que atravessam diversas técnicas, desde o desenho — do carvão à esferográfica — à pintura, passando pela aguarela, óleo e técnicas mistas. O artista tem igualmente obra gráfica publicada em cartoons, capas de livros, cartazes e ilustrações. Segundo a curadoria, os trabalhos agora expostos resultam de “deambulações com as linhas”, explorando formas que emergem entre “o possível, o inconsciente e o subconsciente”.
A iniciativa é apoiada e curada pelo DESCOBRIR.org.