ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Vouzela » Vouzela acolhe IV Jornadas de Arqueologia de Vouzela-Lafões dedicadas à “Arqueologia de Montanha”

Vouzela acolhe IV Jornadas de Arqueologia de Vouzela-Lafões dedicadas à “Arqueologia de Montanha”

Evento acontece nos dias 28 e 29 de novembro

 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
14.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
14.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vouzela acolhe IV Jornadas de Arqueologia de Vouzela-Lafões dedicadas à “Arqueologia de Montanha”

Vouzela recebe nos dias 28 e 29 de novembro as IV Jornadas de Arqueologia de Vouzela-Lafões, um encontro que reúne investigadores, especialistas e comunidade local para debater e valorizar o património arqueológico e paisagístico da região.

Dedicada ao tema “Arqueologia de Montanha”, a edição deste ano pretende aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas de povoamento em territórios de altitude, a relação entre as antigas comunidades e o ambiente, e destacar a relevância das paisagens culturais de Lafões e do maciço do Caramulo.

Os trabalhos arrancam sexta-feira, dia 28, às 10h00, com a sessão de abertura, seguindo-se um dia preenchido por conferências de investigadores nacionais e internacionais. Entre os temas em destaque estarão o papel do solo na identidade da paisagem, a arqueologia das montanhas do Noroeste, as construções em pedra seca no Caramulo e os povoamentos da Alta Idade Média na região da Guarda. Haverá ainda espaço para apresentações sobre a utilização do coberto vegetal desde a Pré-História e para a partilha de resultados do Projeto MONS, centrado na etnoarqueologia do Caramulo.

Ao final da tarde de sexta-feira está previsto o lançamento das atas das III Jornadas de Arqueologia de Vouzela-Lafões, momento que encerra o primeiro dia de trabalhos.

No sábado, dia 29, a organização propõe uma incursão pelo território com uma excursão aos sítios arqueológicos da Anta da Lapa da Meruje e do Tapado das Casas, em Carvalhal de Vermilhas, permitindo aos participantes uma aproximação prática ao património arqueológico local.

As jornadas são organizadas pelo Município de Vouzela, pela Vouzelar – Associação de Promoção de Vouzela, pela Universidade do Algarve e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar