No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A rede Cáritas volta a lançar, este Natal, a campanha solidária “10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz”, convidando as famílias portuguesas a acender uma vela pela paz e pela solidariedade. Na Diocese de Viseu, a iniciativa culmina a 20 de dezembro, às 18h00, com o acendimento de mil fotóforos na escadaria da Igreja dos Terceiros, num gesto público que pretende reforçar a mensagem de união nesta quadra.
Sob o mote “Na noite de Natal, acende uma vela pela Paz”, a edição deste ano apela à participação de todos num gesto simbólico que ultrapassa fronteiras, religiões e diferenças. A Cáritas Portuguesa sublinha que esta ação “reforça a dimensão de cuidado e serviço da Cáritas aos mais vulneráveis”.
Com mais de duas décadas de existência, esta campanha tornou-se uma tradição nacional, tendo sido precisamente a Cáritas Diocesana de Viseu a pioneira da iniciativa em Portugal. O objetivo mantém-se inalterado: promover os valores da paz, da caridade e do amor ao próximo, lembrados sempre que a vela é acesa nas mesas de Natal das famílias portuguesas.
As conhecidas “velas da paz” estão já disponíveis para compra na sede da Cáritas Diocesana de Viseu, nas paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, pelo valor simbólico de dois euros. As verbas angariadas revertem para o apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pela instituição, bem como para projetos de ajuda humanitária internacional, através do Fundo Lusófono Laudato Si.
Criada em França em 1991 e adotada pela Cáritas em 2002, a campanha propõe o simples gesto de acender uma vela como expressão de compromisso individual e coletivo com a construção de um mundo mais pacífico e solidário.