No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Viseu vai receber, no próximo dia 28 de novembro, o seminário “Caminhos para a Inclusão: Intervenção com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”, que reunirá algumas das principais vozes nacionais nesta área de intervenção. A iniciativa, organizada pelo CLDS 5G Viseu Plural: Itinerários Inclusivos, em parceria com o Município de Viseu e a Universidade Católica Portuguesa – Viseu, pretende sensibilizar a comunidade e a rede social para a realidade das pessoas em situação de sem-abrigo e promover um espaço de debate e partilha de soluções para um dos desafios sociais mais urgentes.
O encontro está estruturado em dois painéis. O primeiro, “Do Conhecimento à Ação”, contará com a participação de Gonçalo Mota, que abordará as representações nas decisões judiciais, e de Eduardo Cruz (Associação VITAE) e Dalila Salvador (Fundação ADFP), que apresentarão programas de reinserção.
O segundo painel, “Da Estratégia às Boas Práticas”, incluirá a intervenção de Henrique Joaquim, da ENIPSSA, centrada na desconstrução do conceito de pessoa em situação de sem-abrigo. Segue-se uma mesa dedicada a boas práticas de intervenção, com Alexandre Teixeira (CAIS Porto), Nuno Jardim (CASA) e Carla Paiva (Médicos do Mundo).
Segundo a organização, este seminário representa “um passo crucial no compromisso coletivo para com as pessoas em situação de sem-abrigo”, ao reunir académicos, decisores políticos e organizações de terreno num esforço conjunto por uma “intervenção mais eficaz e humana no concelho de Viseu”.