IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
Serranias 1
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Dois concelhos da região Viseu Dão Lafões entre os “Territórios da Longevidade”

Dois concelhos da região Viseu Dão Lafões entre os “Territórios da Longevidade”

CCDR Centro distingue 25 municípios da região Centro que se destacam na promoção de um envelhecimento seguro, saudável e ativo, numa cerimónia que decorre amanhã em Castro Daire

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
24.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
24.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dois concelhos da região Viseu Dão Lafões entre os “Territórios da Longevidade”

Dois concelhos da região Viseu Dão Lafões estão entre os “Territórios da Longevidade”, distinção que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) entrega esta terça-feira em Castro Daire. Ao todo, são 25 os municípios da região Centro reconhecidos por promoverem condições favoráveis a um envelhecimento seguro, saudável e ativo, numa cerimónia que contará com a presença da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.

Os 25 municípios distinguidos distribuem-se por oito concelhos das Beiras e Serra da Estrela, oito da Região de Coimbra, três da Região de Aveiro, dois de Viseu Dão Lafões, dois da Região de Leiria, um da Beira Baixa e um do Médio Tejo. A seleção resulta de uma atualização metodológica desenvolvida pela CCDR Centro com o apoio técnico-científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Segundo a CCDR Centro, os “Territórios da Longevidade” são aqueles que mais se destacam na criação de contextos que favorecem uma vida plena em todas as etapas, especialmente para a população sénior — incluindo dimensões económicas, sociais, culturais, de participação, aprendizagem ao longo da vida e apoio comunitário.

A metodologia integra duas componentes: uma componente estrutural, baseada em indicadores estatísticos que refletem o conceito de comunidades age-friendly, pensadas para permitir envelhecer com saúde, bem-estar, autonomia e qualidade, e uma componente conjuntural, construída a partir das boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da região Centro. A agregação destas duas dimensões gera um indicador síntese que determina os 25 municípios com melhor desempenho global e, adicionalmente, os “Territórios em Transição”, reconhecidos pela maior progressão face ao ano anterior.

A sessão decorre no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire e inclui momentos de debate, partilha de experiências e entrega de galardões. O programa inicia-se às 14h30 com a sessão de abertura, seguindo-se a apresentação da abordagem territorial à longevidade e uma mesa-redonda com autarcas de municípios distinguidos. A cerimónia de entrega dos galardões está marcada para as 16h00, terminando o evento com a intervenção da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, pelas 16h30.

A primeira edição dos Territórios da Longevidade realizou-se em 2023. Viseu foi, na altura, um dos 25 municípios distinguidos.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar