joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Parlamento aprova duplicação do IP3 entre Coimbra e Santa Comba Dão sem portagens

Parlamento aprova duplicação do IP3 entre Coimbra e Santa Comba Dão sem portagens

Proposta do PCP avança apesar da oposição de PSD e CDS. Governo decide até 15 de dezembro o traçado do IP3 que terá perfil de autoestrada em 2034

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
24.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
24.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Parlamento aprova duplicação do IP3 entre Coimbra e Santa Comba Dão sem portagens

O Parlamento aprovou o arranque, em 2026, dos procedimentos para a requalificação e duplicação do IP3 entre Coimbra e Santa Comba Dão, assegurando que a via permanecerá “sem qualquer tipo de portagens”. 

A proposta do PCP acabou aprovada apesar dos votos contra do PSD e CDS, enquanto a Iniciativa Liberal optou pela abstenção. Os restantes partidos votaram a favor. A iniciativa foi validada durante a votação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), que está hoje no seu terceiro dia de votações.

A intervenção no IP3 é uma das principais obras rodoviárias inscritas nas prioridades do Governo, que já mandatou a Infraestruturas de Portugal (IP) para apresentar um calendário de execução.

Até final do ano, a empresa pública deverá entregar uma proposta “fundamentada” que permita decidir o modelo de contratação e de gestão a adotar no conjunto de projetos onde se inclui esta obra.

Entre as possibilidades avaliadas está a contratação através de parceria com privados, solução que, noutros cenários, poderia implicar a cobrança de portagens. Contudo, a decisão parlamentar agora tomada visa garantir, desde já, que a futura duplicação do IP3 não será acompanhada de qualquer sistema de cobrança aos utilizadores.

Esta segunda-feira, o ministro das Infarestruturas, Miguel Pinto Luz, esteve em Viseu em reunião com 18 autarcas das comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões e Coimbra e deixou a promessa de que até 15 de dezembro haverá uma decisão sobre o traçado do IP3 que terá perfil de autoestrada até 2034.

“Tomámos uma decisão. Até ao final deste ano, diria até à primeira quinzena de dezembro, teremos uma decisão das duas comunidades intermunicipais sobre qual o traçado em que devemos apostar”, anunciou Miguel Pinto Luz.

São duas as soluções. “Se devemos aproveitar a ligação da A13 e ligá-la a Penacova ou se vamos apostar à ligação do nó de Souselas. Com essa decisão tomada, o Governo avançará com projetos de execução para avançar para a obra do IP3, para que, até 2034, seja 100% em perfil de autoestrada”, anunciou o ministro.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar