No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As eleições para os órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu realizam-se no dia 6 de dezembro, com a lista liderada por Castro Costa a apresentar-se pela primeira vez ao ato eleitoral, defendendo a renovação de equipamentos, o reforço da frota e uma maior ligação entre a corporação e os cidadãos.
A candidatura de Castro Costa à presidência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu (AHBVV) surge com uma lista em que para a direção a proposta integra José Pedro Gomes e Pedro Coelho como vice-presidentes, João Cunha para a tesouraria e Carlos Cunha como secretário.
Para a Mesa da Assembleia Geral, a lista apresenta João Toipa como presidente, acompanhado por Raul Junqueiro e João Martins Silva. Já para o Conselho Fiscal, Sérgio Dias Pinto surge como presidente, tendo Lúcio Campos como secretário. A candidatura inclui ainda nomes como Alcina dos Anjos Silva, Carlos Aparício e Vânia Duarte, entre outros.
A concorrer pela primeira vez, apesar dos sete anos de experiência na associação, Castro Costa afirma que a renovação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é uma das urgências mais imediatas. Recorda que cada conjunto ultrapassa os mil euros e que é necessário equipar cerca de uma centena de bombeiros. A candidatura defende também a substituição progressiva de viaturas envelhecidas, justificando que os “milhares de quilómetros feitos todos os meses exigem uma frota fiável e moderna”.
Para garantir estes investimentos, o candidato propõe um plano alargado de captação de patrocinadores, sobretudo entre empresas da região, e uma campanha de sensibilização destinada a aumentar o número de sócios ativos. Atualmente, apenas um terço dos cerca de 10 mil associados paga quotas, sublinha.
No plano da ligação à cidade, Castro Costa defende a instalação, numa rotunda de Viseu, de um monumento dedicado aos bombeiros e um espaço museológico ou centro de memória no centro urbano, destinado a preservar e exibir o vasto espólio histórico dos Voluntários.
As eleições decorrem no dia 6 de dezembro. Atualmente, a AHBVV é presidida por João Caiado, que também se recandidata para mais um mandato.