No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O antigo Colégio de São José e Santa Maria, no centro de Mangualde, passou para a gestão da Câmara Municipal, ao abrigo de um acordo de transferência de competências imobiliárias entre o Estado Português e o Município, anunciou a autarquia que quer transformar o espaço num polo de inovação. O contrato estabelece a administração do imóvel pelo município durante um período de 50 anos.
A transferência permitirá avançar com a criação do EDUTEC, um hub tecnológico que ocupará parte do edifício e que será estruturado num ecossistema composto por quatro academias especializadas.
O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, que assinou o acordo, sublinhou que este passo “ultrapassa um obstáculo essencial” para o desenvolvimento dos projetos previstos para o espaço.
As obras de reabilitação e adaptação deverão estar concluídas no final de 2027. Segundo a autarquia, o projeto permitirá simultaneamente recuperar um edifício histórico e criar um polo de inovação e qualificação, com capacidade para atrair empresas, jovens e parceiros educativos, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do concelho.