Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Centro Tecnológico e de Empreendedorismo (CTE) de Tondela, resultante da reabilitação do antigo armazém da Federação dos Vinicultores do Dão, vai ser inaugurado no próximo dia 19 de dezembro (sexta-feira), numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, anunciou a autarquia.
A inauguração é assinalada com uma confer~encia subordinada ao tema “A inovação está no Centro”. O programa inclui ainda a apresentação oficial do projeto, uma mesa-redonda, uma conversa com empreendedores e o descerramento da placa inaugural.
Às 11h00 terá lugar a mesa-redonda “Ideias: como se desenvolvem e financiam”, seguindo-se, às 11h45, o painel “Futuro: sem fronteiras, mas com rede”, momento em que será apresentado oficialmente o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo de Tondela. A sessão de encerramento está prevista para as 12h00 e ficará a cargo do ministro da Economia e da Coesão Territorial, que procederá depois ao descerramento da placa e à visita às instalações.
O CTE de Tondela representou um investimento de cerca de 3,6 milhões de euros, apoiado por fundos comunitários do programa Centro 2020. O projeto incluiu a reabilitação do antigo armazém da Federação dos Vinicultores do Dão e da área envolvente, transformados num moderno centro tecnológico e de empreendedorismo, integrando ainda um edifício de três pisos com espaço multifuncional para eventos, cafetaria/bar e cinco unidades de alojamento criadas a partir de antigas cubas de vinho.
O imóvel principal dispõe de diversas valências, incluindo salas de reuniões, espaço de cowork, sala de formação, laboratório e outras áreas de apoio. Concebido para reforçar a competitividade do concelho e da região, o CTE tem como principais objetivos a promoção de projetos de investigação e desenvolvimento, a incubação e aceleração de iniciativas empreendedoras, bem como a formação dirigida a várias gerações.
Atualmente, já acolhe o “Trilho”, um programa educativo promovido pelo município e desenvolvido pela associação Topsail, que alia tecnologia e criatividade e é frequentado por mais de 50 jovens com idades entre os 12 e os 18 anos.