Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Viseu recebe a 20 de dezembro o d’O Dia Mais Curto, a celebração anual dedicada à curta-metragem, promovida pela Agência da Curta Metragem. Em sintonia com o solstício de inverno, a iniciativa leva à cidade, através do short/age – Shortfilms for a New Age, o programa “Curtas do Mundo”, reunindo quatro filmes de diferentes géneros e geografias, que dão a conhecer novas vozes e olhares do cinema internacional.
O percurso cinematográfico começa em Paris e estende-se até às memórias de Kerala, em Sulaimani, de Vinnie Ann Bose, acompanhando duas mulheres cuja noite se transforma numa viagem sensorial às raízes que partilham. Em No Mean City, de Ross McClean, o público é convidado a caminhar por uma Belfast em transformação, iluminada pela luz LED e observada através daqueles que a mantêm acesa.
Já Stone of Destiny, de Julie Černá, propõe uma reflexão delicada sobre a possibilidade de encontrar um caminho no meio da incerteza, enquanto No Skate!, de Guil Sela, decorre na Paris dos Jogos Olímpicos de 2024 e acompanha o encontro improvável entre Isaac e Cléo, dois “homens-sanduíche” cujos destinos se cruzam quando um skate é lançado à água.
Quatro histórias marcadas pela diversidade e pela humanidade, reunidas numa sessão pensada para aquecer a noite mais curta do ano e celebrar a força da curta-metragem.