Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Câmara Municipal de Viseu apresentou uma nova plataforma destinada aos agentes culturais que a irão preencher com as suas atividades e iniciativas, tornando assim público num único lugar digital a agenda do concelho.
“Queremos dotar esta área da Cultura com mais força, mais financiamento, mais proximidade, mais respostas nos instrumentos e mais visibilidade no território”, defendeu o presidente da Câmara de Viseu na apresentação da plataforma.
João Azevedo destacou ainda que a Cultura “tem de ser uma das bandeiras” do concelho de Viseu e esta plataforma é uma forma de “fazer chegar mais longe” as iniciativas realizadas.
“A Cultura tem de ter dois sentidos. O sentido da Câmara para os viseenses, mas também o sentido das estruturas culturais para nós. Queremos envolver todos para criarem e planearem a cultura”, indicou João Azevedo.
A plataforma, futura página na internet (viseuagenda.pt) foi apresentada aos agentes e promotores culturais, obrigados a registarem-se para alimentarem o espaço virtual com as suas iniciativas.
O evento só ficará online depois de validado pelos serviços culturais da Câmara de Viseu.
O utente pode receber notificações, inclusive por sms, e encontrará no “Viseu Agenda” eventos culturais por áreas de interesse, por datas ou por local, por exemplo, e é possível saber o preço ou gratuitidade do espetáculo, a necessidade ou não de reservar lugar ou o limite da sala.
Na apresentação da plataforma, no Teatro Viriato com a plateia lotada, foi ainda dito que é possível ler a sinopse do evento ou ainda partilhar o espetáculo com outras pessoas, divulgando assim os itens da agenda cultural do concelho.
Perante as diversas questões levantadas pelos presentes, foi possível a empresa assumir que haverá também espaço para haver informação sobre as acessibilidades, ou falta delas, para público com necessidades especiais.
Entre as sugestões apresentadas, e todas acolhidas pela empresa que está a construir a plataforma, ficou também a partilha dos eventos em todas as redes sociais, inclusive o Instagram, que atualmente não dá, e os agentes culturais virem a ter um assistente virtual, através da inteligência artificial.
Do ponto de vista do utilizador, haverá possibilidade de vir a poder fazer marcações e, no futuro, a página da internet também ser uma aplicação, para facilitar o acesso do público à agenda.
O assessor do presidente da Câmara de Viseu para a Cultura, Guilherme Gomes, destacou que este serviço “era há muito esperado” pelos agentes culturais e pelo público que “poderá consultar a página a partir de meados de janeiro”.
“Não queremos que no futuro não haja uma agenda cultural, uma agenda desportiva e uma social. Queremos que seja uma só agenda do Município, porque queremos concentrar aqui tudo, mas, por enquanto, vamos começar só com a cultura”, anunciou.
Guilherme Gomes desafiou os agentes culturais a serem “muito ativos, porque só se colocarem na plataforma as iniciativas” que têm “é que vale a pena, porque só com os eventos da Câmara, torna-se uma agenda reduzida e o objetivo é ser do concelho e de todos”.