Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Carlão é o cabeça de cartaz da festa de Passagem de Ano em Viseu, uma noite à qual se juntam ainda grupo TZ Music, a dupla de DJ’s PIRATAS e um espetáculo de fogo-de-artifício. O Campo de Viriato é o espaço que a autarquia quer encher com milhares de pessoas a receber o novo ano.
Uma das figuras mais marcantes da música nacional, conhecido pelo seu percurso a solo e como voz fundadora dos Da Weasel, sobe ao palco já depois da entrada em 2026, pelas 00h15, trazendo consigo êxitos como “Os Tais” e “Assobia para o Lado”, além de temas resultantes de colaborações com nomes como António Zambujo, Slow J, Blaya, Marisa Liz ou Tatanka.
As comemorações começam ainda antes da meia-noite. Pelas 22h00, o Grupo TZ Music abre o programa com um espetáculo que percorre vários géneros musicais, prometendo animar viseenses e visitantes. Com quase duas décadas de percurso, a banda natural de Viseu assume a responsabilidade de aquecer o público até à contagem decrescente.
À meia-noite, todos os olhares se voltarão para o céu, com a realização de um espetáculo pirotécnico, preparado para marcar simbolicamente a transição de ano. Já em 2026, a festa prolonga-se com a atuação da dupla de DJ’s PIRATAS, que sobe ao palco pelas 01h30 para encerrar a noite ao som da música eletrónica.
Para além da programação musical, o recinto contará com uma praça de alimentação, com vários operadores que garantem uma oferta gastronómica diversificada.
Caso as condições meteorológicas não permitam a realização do evento ao ar livre, a programação será transferida, total ou parcialmente, para o Multiusos de Viseu. Segundo o IPMA, para o último o dia do ano está prevista alguma chuva para a noite, com a temperaturas a chegarem aos 4 graus. No primeiro dia deveria ser brindado com chuva.

A passagem de ano em Viseu implicará um conjunto de condicionamentos ao trânsito e ao estacionamento. Assim, a partir das 14h00 do dia 31 de dezembro, a Rua Ponte de Pau ficará interdita à circulação automóvel, no troço compreendido entre a Rua Dom José da Cruz Moreira Pinto e a Rua Campo de Viriato. Nas restantes artérias envolventes, os cortes de trânsito terão início às 20h00 do mesmo dia. Estarão encerrados à circulação a Avenida Emídio Navarro, entre o Largo Major Monteiro Leite e a Rotunda de Viriato, a Rua do Coval, junto à Rotunda do Coval, a Avenida da Bélgica no sentido descendente, desde o entroncamento com a Rua Alfredo Miguel até à Rotunda de Viriato, e a Avenida Capitão Homem Ribeiro, desde o cruzamento com a Rua Campo de Viriato até à Rotunda de Viriato.
Todos os cortes de trânsito acabam às 6h00 do dia 1 de janeiro.
No que diz respeito ao estacionamento, por razões de segurança, o parque do Campo de Viriato encontra-se interdito até às 18 horas do dia 4 de janeiro. A esta restrição junta-se a interdição de estacionamento na zona próxima à estátua de Viriato, em vigor desde as 19 horas do dia 28 de dezembro e até às 18 horas do dia 2 de janeiro.
As alterações à circulação rodoviária implicam ainda mudanças temporárias no percurso das linhas C1, C2, 5 e 17 do MUV, entre as 20h00 do dia 31 de dezembro e as 6h00 do dia 1 de janeiro.