Gil_RecordNacional_jan
ipv_foto
Museu-do-Caramulo-1
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Politécnico de Viseu com novo mestrado

Politécnico de Viseu com novo mestrado

Mestrado em Ambiente e Saúde com vagas a abrir para o ano letivo 2026/2027

 Câmara de Moimenta da Beira com execução orçamental de quase 21 milhões de euros
20.01.26
fotografia: IPV
partilhar
 Câmara de Moimenta da Beira com execução orçamental de quase 21 milhões de euros
20.01.26
Fotografia: IPV
pub
 Politécnico de Viseu com novo mestrado

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai lançar um novo Mestrado em Ambiente e Saúde, aprovado recentemente pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O ciclo de estudos terá vagas disponíveis a partir do ano letivo 2026/2027.

De acordo com o comunicado divulgado pelo IPV, o novo mestrado surge “num contexto pós-pandémico e de emergência climática”, referindo que a Organização Mundial de Saúde alerta que “cerca de um quarto da mortalidade global está diretamente ligada a fatores ambientais”.

O curso resulta de uma colaboração entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) e a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), segundo a instituição, com o objetivo de articular áreas da engenharia, do ambiente e da saúde pública.

A necessidade do ciclo de estudos passa por formar profissionais capazes de atuar na prevenção e diagnóstico de riscos ambientais, na gestão de crises de saúde pública e na aplicação de práticas relacionadas com o ambiente e a saúde. O comunicado refere que a formação incide sobre temas como a qualidade do ar, da água e do solo, bem como a intervenção em diferentes contextos institucionais.

O presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, sublinha a relevância da nova oferta formativa que “não é apenas uma oferta formativa, é uma resposta necessária aos desafios do território e das empresas da Região e do País”. O responsável acrescenta ainda que “ao unirmos o know-how tecnológico da ESTGV com a excelência da ESSV na formação em saúde, estamos a preparar profissionais versáteis, prontos para integrar desde unidades de saúde, a outras instituições públicas na área do ambiente e saúde, a empresas de consultoria e a indústria”.

O mestrado terá a duração de três semestres e prevê a realização de uma dissertação científica ou, em alternativa, uma componente de estágio ou projeto em contexto real. O IPV indica que o curso contará com uma rede de parcerias com unidades locais de saúde, empresas e laboratórios do setor da saúde e do ambiente.

É um novo curso destinado a licenciados das áreas da saúde, ambiente, ciências da vida e áreas afins, e funcionará em regime de rotatividade entre as instalações da ESTGV e da ESSV. Segundo o comunicado, este modelo permitirá o acesso a laboratórios e a docentes de ambas as escolas.

Com a criação deste novo ciclo de estudos, o Instituto Politécnico de Viseu indica que “reforça a intervenção nas áreas do ambiente e da saúde”. As informações sobre o plano de estudos e o processo de candidatura deverão ser divulgadas em breve nos portais oficiais da ESTGV, da ESSV e do Politécnico de Viseu.

pub
 Câmara de Moimenta da Beira com execução orçamental de quase 21 milhões de euros

Outras notícias

pub
 Câmara de Moimenta da Beira com execução orçamental de quase 21 milhões de euros

Notícias relacionadas

Procurar