cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
manuel pinheiro cvr dão
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Bombeiros e Proteção Civil apoiam lares no distrito de Viseu

Bombeiros e Proteção Civil apoiam lares no distrito de Viseu

Portugal continental registou na sexta-feira 892 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
24.01.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
24.01.26
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Bombeiros e Proteção Civil apoiam lares no distrito de Viseu

Os bombeiros voluntários, o Serviço de Proteção Civil e algumas juntas de freguesia estão a apoiar as Estrutura Residenciais para Pessoas Idosas devido à queda de neve em alguns concelhos do distrito de Viseu.

No concelho de Vila Nova de Paiva, por exemplo, os Bombeiros Voluntários locais têm estado no terreno, disse à Lusa o comandante Pedro Rochinha.

“Tivemos sempre as estradas transitáveis, embora por vezes condicionadas. Juntamente com o Serviço de Proteção Civil e as juntas de freguesia temos dado apoio aos lares, permitindo que os funcionários se possam deslocar para ir trabalhar”, explicou Pedro Rochinha, precisando que, em algumas situações foram buscar as pessoas a casa.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva acrescentou que também estão a apoiar com uma viatura os funcionários de instituições particulares de solidariedade social para que possam garantir a entrega das refeições do serviço domiciliário.

Além disso, os bombeiros também têm ajudado camiões ou viaturas ligeiras que ficam retidas na neve, “permitindo que continuem a circular”.

A limpeza das vias também tem sido uma constante, assinalou Pedro Rochinha.

Outro exemplo deste tipo de apoio verifica-se no concelho de Resende: “Estamos a transportar os funcionários para os lares de idosos na zona e a fazer a limpeza da via, com o espalhamento de sal”, informou à Lusa Luis Loureiro.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Resende disse ainda que o apoio tem sido prestado em conjunto com o Serviço de Proteção Civil local, garantindo que tudo continua a funcionar dentro da normalidade possível, sem registo de qualquer problema.

O mau tempo que está a afetar o país, com ventos fortes, chuva persistente, forte agitação marítima e nevões, já levou ao encerramento de escolas e diversas infraestruturas, sobretudo na orla costeira, ao corte de vias rodoviárias e quebras de energia, entre outras situações.

Quase todo o território nacional continental está em estado de prontidão especial de nível 3 (a escala vai de 1 a 4, sendo 4 o mais elevado) até à noite de sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da Ingrid.

Portugal continental registou na sexta-feira 892 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid.

De acordo com os dados entre as 00:00 e 23:59 de sexta-feira, divulgados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 329 das ocorrências foram relativas a queda de árvores, 243 por limpeza de vias, 187 por queda de estruturas, 77 por movimento de massas e 51 por inundações.

Foram também realizados quatro salvamentos aquáticos e um salvamento terrestre.

Já hoje, a Proteção Civil registou 79 ocorrências devido ao mau tempo entre as 00:00 e as 7:30, devido à passagem da depressão Ingrid, com destaque na zona de Lisboa e Vale do Tejo e Bragança.

Tratou-se, principalmente, de situações de limpeza de via e quedas de árvores.

pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Notícias relacionadas

Procurar