Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Museu do Caramulo recebeu a totalidade do espólio documental de carácter histórico da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, composto por mais de oito mil documentos relacionados com o sector automóvel, produzidos ao longo de seis décadas.
De acordo com o comunicado enviado à redação, a doação integra “um vasto conjunto de catálogos comerciais, fichas técnicas e blueprints produzidos entre 1940 e 2000, abrangendo múltiplas marcas, modelos e períodos-chave da evolução automóvel”. Com esta incorporação, “o Museu do Caramulo passa a deter o maior acervo de catalogação automóvel existente em Portugal”.
O espólio será agora sujeito a “um processo rigoroso de catalogação e digitalização”, com o objectivo de garantir a sua conservação a longo prazo e permitir, numa fase posterior, o acesso ao público, investigadores e interessados.
Segundo o secretário-Geral da ACAP, Helder Barata Pedro, “a integração deste espólio no Museu do Caramulo representa a melhor garantia de preservação, valorização e enquadramento histórico de um acervo absolutamente único”.
O responsável acrescenta que se trata “de uma entidade museológica amplamente reconhecida e profundamente ligada à história do automóvel, assegurando as melhores condições de conservação, estudo e divulgação deste património”.
Ainda de acordo com Helder Barata Pedro, para a ACAP, “é fundamental preservar estes materiais históricos e permitir que estejam expostos e acessíveis ao público, a investigadores e a entusiastas, contribuindo para um maior conhecimento da evolução do sector automóvel em Portugal”.
Também o presidente da Administração do Museu do Caramulo, Salvador Patrício Gouveia, sublinha que “o espólio que agora nos foi confiado é um verdadeiro tesouro histórico, que merece ser preservado, estudado e tornado disponível, seja para fins académicos, como para quem aprecia esta paixão automóvel ou até mesmo para quem se dedica ao restauro e manutenção de veículos históricos”.
No mesmo comunicado, a ACAP e o Museu do Caramulo deixam um agradecimento a Filipe Villas-Boas, e referem que o seu apoio “foi determinante em todo o processo de transferência e salvaguarda do espólio”.