Oliveira de Frades
eleições votos voto Image 2025-05-18 at 135753-5
convento beatriz viseu
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
CVRDao_2
March-711-4
6
Home » Notícias » Diário » Eleições/Presidênciais: Obras e “mau tempo” alteram locais de voto em Mangualde e Lamego

Eleições/Presidênciais: Obras e “mau tempo” alteram locais de voto em Mangualde e Lamego

Os cidadãos elegem o próximo Presidente da República numa segunda volta no domingo, depois de António José Seguro ter obtido na primeira volta 31,1% e André Ventura 23,5 por cento

pub
 Direito de preferência da Câmara de Viseu deixa compradores sem casa
04.02.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Direito de preferência da Câmara de Viseu deixa compradores sem casa
04.02.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Eleições/Presidênciais: Obras e “mau tempo” alteram locais de voto em Mangualde e Lamego

A antiga sede da Junta de Freguesia de Pretarouca (Lamego) sofreu danos por causa do mau tempo que a impossibilitam de ser o local de voto no próximo domingo. Os eleitores desta secção que queiram votar para escolher o próximo Presidente da República poderão fazê-lo Centro Paroquial de Pretarouca.

“O edifício habitualmente destinado ao funcionamento da mesa de voto foi alterado, em virtude dos danos provocados pelas recentes condições climatéricas adversas, que comprometem a segurança e as condições necessárias à realização do ato eleitoral”, explicou fonte da autarquia.

Esta é uma das alterações de local de voto que chegou à Comissão Nacional de Eleições devido ao mau tempo, mas em Mangualde, por exemplo, também há alteração mas por causa de obras.

Segundo a autarquia, os eleitores da Secção 1 a 11 que normalmente votavam na Escola Felismina Alcântara vão ter de o fazer este domingo na Escola Secundária Anda de Castro Osório. A alteração deve-se ao facto da primeira escola estar a ser alvo de uma requalificação e não “possuir condições em segurança” para que as pessoas possam circular.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) indicou que haverá “alterações pontuais” de locais de voto no próximo domingo, dia da segunda volta das eleições presidenciais, devido aos estragos causados pela tempestade Kristin.

“As únicas indicações que temos são de alterações pontuais em locais de voto. Por isso, aconselhamos os eleitores a informarem-se no próprio dia sobre onde votar porque o local pode ter sido alterado, principalmente nas zonas mais afetadas”, afirmou André Wemans. 

O responsável explicou que a maioria das alterações se deve a danos causados pelo mau tempo nos edifícios onde iria decorrer a votação. 

“Devido à tempestade, houve danos em alguns edifícios onde decorreu a primeira volta das eleições presidenciais e, por causa disso, deixaram de poder garantir condições para acolher as mesas de voto”, especificou. 

André Wemans garantiu que, em termos logísticos, está tudo pronto para o ato eleitoral de domingo. 

“Sabemos que na parte da logística está tudo a postos. Mas sabemos a situação em que parte do país está, por isso, vamos acompanhando a situação porque está prevista mais chuva forte e intensa durante esta semana”, afirmou, admitindo que até domingo poderá haver mais alterações.

Até ao momento, já solicitaram alteração de local de voto municípios de 10 dos 18 distritos de Portugal Continental e um da Região Autónoma da Madeira, pedido aprovado pela CNE, segundo o Portal do Eleitor, da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI). 

Os cidadãos elegem o próximo Presidente da República numa segunda volta no domingo, depois de António José Seguro ter obtido na primeira volta 31,1% (1.755.563 votos) e André Ventura 23,5% (1.327.021 votos).

pub
 Direito de preferência da Câmara de Viseu deixa compradores sem casa

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Direito de preferência da Câmara de Viseu deixa compradores sem casa

Notícias relacionadas

Procurar