Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O município de Viseu anunciou o arranque de mais uma edição do projeto educativo alimentar “Os Super Saudáveis”, no data em que se assinala Dia Mundial do Cancro. O projeto é dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Ao iniciar a nova edição nesta data simbólica, o Município de Viseu “pretende reforçar a ligação entre hábitos de vida saudáveis e a prevenção de doenças, incentivando, desde cedo, as crianças a adotarem comportamentos promotores de saúde e bem-estar a longo-prazo”.
Em visita à Escola Básica de Santa Eugénia, do Agrupamento de Escolas do Viso, a vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Viseu, Marta Rodrigues, reforçou que “a promoção da saúde e a prevenção da doença são prioridades para o Município e este projeto é o reflexo desse investimento na literacia em saúde da comunidade, a começar pelos mais novos”.
O Projeto “Os Super Saudáveis” resulta de um trabalho articulado entre a Liga Portuguesa Contra o Câncro, através do seu Núcleo Regional do Centro, a Comunidade Escolar e o Município de Viseu. Conta ainda com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral da Saúde e da Associação Portuguesa de Nutrição, tendo sido distinguido com o Food & Nutrition Award 2018, na categoria de Educação Alimentar.
Estruturado com base na Roda dos Alimentos, o projeto tem como objetivos promover hábitos alimentares mais saudáveis, incentivar a diversidade alimentar, contribuir para a redução do consumo de produtos ultraprocessados e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.
Nas escolas aderentes do concelho de Viseu, o Projeto será implementado em duas fases: a primeira fase – “Super Saudáveis” – decorrerá entre 4 de fevereiro e 6 de março; a segunda fase – “Lanches Saudáveis”- entre 4 de maio e 5 de junho.
No presente ano letivo, o Projeto será desenvolvido em sete escolas, pertencentes a tr_es Agrupamentos – Infante D. Henrique, Viso e Mundão – e duas instituições privadas – Colégios Via Sacra e Imaculada Conceição – abrangendo um total de 10 turmas e 209 alunos.