Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Câmara de Vouzela, no distrito de Viseu, lançou hoje uma campanha solidária de recolha de bens destinados às populações afetadas pela depressão Kristin.
“Esta campanha tem como objetivo mobilizar a comunidade para a recolha de bens alimentares, produtos de higiene, materiais de construção e outros artigos de primeira necessidade, fundamentais para dar resposta às necessidades mais urgentes das populações atingidas por uma das mais devastadoras tempestades de sempre em Portugal”, explicou a autarquia, em comunicado.
Realçando que “cada contributo é fundamental para apoiar as populações afetadas neste momento difícil”, a autarquia apelou à participação na campanha, que é realizada em articulação com a Junta de Freguesia de Campia e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela.
Em Vouzela, os bens podem ser deixados no armazém municipal (na zona industrial de Monte Cavalo) e na sede da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários. Em Campia, os locais de entrega são a Junta de Freguesia (bens alimentares) e o Parque Desportivo (materiais de construção).
Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.