Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O projeto integrARTE – Projeto de Integração de Migrantes através da Arte chegou a Seia, com a primeira sessão realizada no Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho, dando início a um projeto-piloto centrado na inclusão social através da arte em contexto escolar e comunitário.
O projeto é promovido pela Rural Move, e é um dos vencedores dos Prémios Caixa Social 2025, na área da Inclusão Social e Solidariedade. De acordo com o comunicado enviado à redação, este reconhecimento destaca “o seu caráter inovador e o impacto social esperado junto de crianças e jovens migrantes, das suas famílias e da comunidade local”.
O projeto está a ser desenvolvido em colaboração com o Município de Seia, a Universidade do Minho, responsável pela implementação da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, que acompanha o projeto e o seu potencial de replicação noutros territórios do Interior.
A primeira sessão contou com a presença de três artistas que irão acompanhar o projeto ao longo dos próximos meses e reuniu crianças oriundas de oito países diferentes: Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Índia, Marrocos, França, Angola e Portugal.
Segundo o comunicado, o encontro foi dedicado ao conhecimento mútuo entre os participantes, à montagem e exploração do ateliê de trabalho e a uma primeira atividade artística, centrada na criação de máscaras em formato livre. Esta atividade permitiu às crianças experimentar diferentes materiais, cores e texturas.
Ao final do dia, o projeto foi apresentado à comunidade educativa e aos encarregados de educação, “num momento aberto de partilha e esclarecimento”, com o objetivo de reforçar o envolvimento das famílias e da comunidade educativa no desenvolvimento do projeto.
Ao longo dos próximos meses, o integrARTE prevê a realização de sessões artísticas regulares que utilizam a arte como ferramenta para promover o bem-estar emocional, o diálogo intercultural e o desenvolvimento de competências linguísticas e sociais.
De acordo com a nota enviada, “esta sessão marcou o início de um caminho que se pretende colaborativo e aberto à comunidade, onde a diversidade cultural é entendida como um ponto de encontro e de criação conjunta”.