ASSOL
integrARTE
Enterro do Entrudo de Repeses
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
CVRDao_2
March-711-4
6
Home » Notícias » Diário » Projeto de integração através da arte arranca em Seia

Projeto de integração através da arte arranca em Seia

Primeira sessão reuniu crianças de diferentes nacionalidades

pub
 Sete pessoas detidas pela GNR com mais de 600 doses de haxixe
09.02.26
fotografia: Rural Move
partilhar
 Sete pessoas detidas pela GNR com mais de 600 doses de haxixe
09.02.26
Fotografia: Rural Move
pub
 Projeto de integração através da arte arranca em Seia

O projeto integrARTE – Projeto de Integração de Migrantes através da Arte chegou a Seia, com a primeira sessão realizada no Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho, dando início a um projeto-piloto centrado na inclusão social através da arte em contexto escolar e comunitário.

O projeto é promovido pela Rural Move, e é um dos vencedores dos Prémios Caixa Social 2025, na área da Inclusão Social e Solidariedade. De acordo com o comunicado enviado à redação, este reconhecimento destaca “o seu caráter inovador e o impacto social esperado junto de crianças e jovens migrantes, das suas famílias e da comunidade local”.

O projeto está a ser desenvolvido em colaboração com o Município de Seia, a Universidade do Minho, responsável pela implementação da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, que acompanha o projeto e o seu potencial de replicação noutros territórios do Interior.

A primeira sessão contou com a presença de três artistas que irão acompanhar o projeto ao longo dos próximos meses e reuniu crianças oriundas de oito países diferentes: Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Índia, Marrocos, França, Angola e Portugal.

Segundo o comunicado, o encontro foi dedicado ao conhecimento mútuo entre os participantes, à montagem e exploração do ateliê de trabalho e a uma primeira atividade artística, centrada na criação de máscaras em formato livre. Esta atividade permitiu às crianças experimentar diferentes materiais, cores e texturas.

Ao final do dia, o projeto foi apresentado à comunidade educativa e aos encarregados de educação, “num momento aberto de partilha e esclarecimento”, com o objetivo de reforçar o envolvimento das famílias e da comunidade educativa no desenvolvimento do projeto.

Ao longo dos próximos meses, o integrARTE prevê a realização de sessões artísticas regulares que utilizam a arte como ferramenta para promover o bem-estar emocional, o diálogo intercultural e o desenvolvimento de competências linguísticas e sociais.

De acordo com a nota enviada, “esta sessão marcou o início de um caminho que se pretende colaborativo e aberto à comunidade, onde a diversidade cultural é entendida como um ponto de encontro e de criação conjunta”.

pub
 Sete pessoas detidas pela GNR com mais de 600 doses de haxixe

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Sete pessoas detidas pela GNR com mais de 600 doses de haxixe

Notícias relacionadas

Procurar