Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões acolheu, nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Viseu, a 1.ª Reunião Transnacional da rede europeia URBACT “Comings and Goings”, da qual é entidade líder. O encontro juntou representantes de cidades e regiões europeias parceiras e marcou o arranque do trabalho em rede para a adaptação internacional do modelo de transporte flexível e a pedido “Ir e Vir”.
Durante os dois dias de trabalhos, os parceiros europeus conheceram no terreno o sistema desenvolvido em Viseu Dão Lafões, participaram em sessões técnicas, workshops e visitas de estudo, e definiram os próximos passos da rede. O programa incluiu ainda momentos de partilha sobre “governança, comunicação, financiamento e envolvimento das comunidades locais, pilares centrais do programa URBACT”.
Para o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, João Azevedo, “acolher a primeira reunião desta rede europeia confirma o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito na região ao nível da mobilidade sustentável”.
O responsável acrescenta que “o ‘Ir e Vir’ mostrou que é possível garantir soluções eficazes de transporte em territórios urbanos e rurais, promovendo a coesão social, a qualidade de vida e a igualdade no acesso aos serviços”.
O secretário Executivo da CIM, Nuno Martinho, sublinha que “liderar uma rede europeia URBACT é uma oportunidade estratégica para Viseu Dão Lafões afirmar-se, em definitivo, como território de inovação, capaz de partilhar conhecimento e boas práticas com parceiros europeus”.
Nuno Martinho destaca ainda a dimensão prática do encontro. “Esta reunião foi determinante para alinhar expectativas, metodologias e resultados a alcançar ao longo do projeto”.
Segundo o responsável, “os parceiros puderam conhecer de perto o funcionamento do ‘Ir e Vir’ e perceber como uma solução desenvolvida à escala intermunicipal pode ser transferida e adaptada a outros contextos europeus com desafios semelhantes”.
Além da CIM Viseu Dão Lafões, a rede de transferência “Comings and Goings” integra o Município de Kimi-Aliveri (Grécia), o Município do Distrito de Jurbarkas (Lituânia), o Instituto de Ordenamento do Território do Condado de Šibenik-Knin (Croácia), o Município de Harju Ocidental (Estónia), a Câmara Municipal de El Vendrell (Espanha), a Organização de Turismo da Cidade de Subotica (Sérvia) e a Câmara Municipal de Tysmenytsya (Ucrânia).
O projeto é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa URBACT IV, e tem como objetivo transferir e adaptar o modelo “Ir e Vir”, implementado nos 14 municípios de Viseu Dão Lafões, a outras regiões europeias com dificuldades na mobilidade urbano-rural da população residente.