No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Cinco atletas da equipa feminina e um da masculina da Academia de São Pedro do Sul estão infetados com Covid-19. “Tivemos alguns casos com a equipa sénior feminina, cinco atletas testaram positivo e, consequentemente, as restantes jogadoras ficaram em isolamento”, começa por referir Carlos Pires, treinador do clube.
As consequências não ficariam por aqui. “Pelo facto de termos aqui ligações entre a equipa feminina e masculina, nomeadamente alguns casais, houve também um atleta sénior masculino que testou positivo e, devido aos contactos diretos, entre os grupos, tivemos cinco atletas dos seniores masculinos em isolamento”, descreve o técnico.
Atletas saem de isolamento um dia antes do jogo da Taça
Nesta fase, a preocupação está na recuperação dos atletas do ponto de vista clínico. “É uma situação muito complicada, desde logo em termos de saúde, com o bem estar das pessoas, como é lógico. Depois, do ponto de vista da organização é tudo muito complicado”, confessa.
Há depois, também, consequências do ponto de vista desportivo. Carlos Pires dá o exemplo do jogo da Taça de Portugal feminina. “Temos jogo dia 4 de dezembro, supostamente o grupo de trabalho sai do isolamento no dia 3 e o que nos estão a pedir é que, depois de uma paragem de duas semas por parte das atletas, algumas delas a passar pela situação de testar positivo à Covid-19, elas joguem logo no dia seguinte. É algo muito complicado”, explica o treinador.
Vive-se um clima de incerteza competitivo, mas clube pede tranquilidade
Numa fase em que o novo coronavírus está a afetar várias equipas de diversas modalidades, também em S. Pedro do Sul, na Academia, é vivido um clima de incerteza. “Sinceramente não sabemos bem como ficarão as coisas. No caso dos seniores masculinos as coisas estavam a andar relativamente bem e, com a interrupção de treinos, trabalhos… O facto de não conseguirmos fazer as coisas de forma regular vai baixar, necessariamente, os índices da equipa e irá refletir-se”, conclui Carlos Pires.
O treinador da equipa masculina diz, no entanto, que, nesta fase, é preciso manter a calma e deixa a garantia de que os restantes atletas podem sentir-se seguros nos treinos e nos jogos do clube.