Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados

Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados

pub
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro
23.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro
23.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro

São Pedro do Sul já recebeu 35 São Pedro do Sul disponível para receber refugiados da Ucrânia da Ucrânia que se encontram agora no concelho. A autarquia local já se encontra a preparar um novo espaço de alojamento para acolher mais pessoas.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Vítor Figueiredo, revela que os refugiados estão concentrados nas freguesias de São Pedro do Sul, Serrazes e Santa Cruz da Trapa. “Estão em situações diferentes. Temos algumas pessoas na Santa Casa da Misericórdia de Santo António, outras que estão a pagar o alojamento por sua conta e outras alojadas em casas de pessoas particulares”, explica.

Os refugiados da Ucrânia que chegaram ao concelho são provenientes de diversas localidades do país.

Entretanto, o antigo Colégio São Tomás de Aquino está agora a ser preparado para acolher mais pessoas vindas da Ucrânia. Vítor Figueiredo admite que a solução foi encontrada para tentar resposta à chegada de cada vez mais refugiados do país invadido pela Rússia.

“Estamos a começar a esgotar todas as possibilidades de alojamento que tínhamos, mas a verdade é que, não sabendo ainda o que poderá aparecer por aí, dado que vão chegando refugiados quase todos os dias, tivemos de pensar em novas alternativas. E essa alternativa poderá comportar mais pessoas”, reconhece o autarca.

Segundo o presidente da Câmara, o antigo colégio “não estava em muito más condições”, mas a autarquia avançou com os trabalhos de limpeza e ligação às redes de abastecimento.

“É uma questão de dias, falta muito mais a parte elétrica e iremos começar de seguida a mobilar o espaço para que, em caso de necessidade urgente, possamos acomodar todos aqueles que nos possam aparecer e que precisem da nossa ajuda”, acrescenta.

A autarquia fez também um apelo feito à população para a doação de mobílias de quarto, eletrodomésticos e utensílios de cozinha para acolher as famílias ucranianas no Colégio São Tomás de Aquino, que irá servir de espaço de alojamento temporário para os refugiados. Para isso, a autarquia apela ao contacto através do número 232 720 140.

“O Município continua a prestar todo o apoio, em articulação com diversas entidades, no sentido de proporcionar o melhor acolhimento a estas famílias na fase difícil que vivem”, garante a autarquia de São Pedro do Sul.

O município também tem aberto um posto de recolha, situado no Largo da Cerca, que “disponibiliza apoio aos refugiados na inscrição na plataforma do SEF”: sefforukraine.sef.pt.

O horário do funcionamento é das 14h00 às 19h30 às segundas, quartas e sextas-feiras e das 9h00 às 19h30 aos fins de semana.

pub
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar