No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Um grupo de alunos de Medicina da Universidade de Coimbra vai fazer rastreios este fim de semana em Santa Comba Dão.
Os estudantes do projeto “Med On Tour – Cuidar (o) Próximo” vão estar em vários pontos do concelho esta sexta-feira, sábado e domingo (1, 2 e 3 de abril).
Neste âmbito, vão ser efetuados rastreios cardiovasculares gratuitos onde os alunos vão aconselhar os utentes sobre estilos de vida saudáveis. A iniciativa é do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra e da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.
Esta sexta-feira, os jovens vão dinamizar uma formação no Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, onde serão realizadas sessões de formação em suporte básico de vida e identidade de género.
No sábado, vão decorrer rastreios no centro da vila durante a manhã e nas localidades de Póvoa dos Mosqueiros, São João de Areias e Vimieiro à tarde.
Já no domingo, os estudantes vão passar de manhã pela igreja de Pinheiro de Ázere e de tarde pela União Cultural e Desportiva de Cagido e pelo Centro de Bem Estar Social Prof. Oliveira e Costa.
Além dos rastreios realizados em postos fixos, serão também realizados rastreios em formato porta-a-porta em algumas freguesias do concelho.
Ao mesmo tempo, vai também decorrer uma ação de sensibilização sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, a decorrer na noite de sábado, para os mais jovens nas zonas de animação noturna.
Segundo a organização, a ação vai consistir numa campanha de esclarecimento, tendo como alvo eventuais dúvidas, numa promoção de literacia em saúde sexual e reprodutiva, focada em temáticas como as infeções sexualmente transmissíveis, e inclui também a distribuição de preservativos.
O Med On Tour assenta a sua ação “na promoção da saúde e prevenção da doença, através do desenvolvimento de um diversificado leque de atividades, cujo objetivo primordial é o aumento da literacia em saúde da população portuguesa”, além de aproximar a saúde das populações e contribuir para formar melhores médicos.