Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Negócios » Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente?

Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente?

pub
 Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente? - Jornal do Centro
07.05.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente? - Jornal do Centro
07.05.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente? - Jornal do Centro

A tecnologia tem um profundo impacto na sociedade e no ambiente e tem sido um fator chave para melhorar nossas tarefas diárias, fornecendo ferramentas inteligentes que ajudam a minimizar a nossa pegada no planeta.
Mas, especificamente, que atividades quotidianas têm a tecnologia auxiliado a melhorar o ambiente? É isso que responderemos neste artigo.

Investimentos digitais e ambientais

Os negócios podem ser realizados online e esta é uma das grandes mudanças desta era. Como a maioria das transações são agora virtuais, muitas organizações optaram por fazer investimentos no mundo digital. Como? Através de criptomoedas.
Qual é o resultado destes processos? E as criptomoedas influenciam em que medida? A resposta reside numa enorme redução no fabrico de material de escritório, especialmente papel, que tem sido drasticamente minimizado nos últimos anos, visto que toda a informação pode agora ser vista e lida a partir de um pequeno ecrã.
Além disso, as moedas virtuais têm sido utilizadas em empresas para iniciar campanhas de combate às alterações climáticas, investindo o seu dinheiro em companhias ambientalmente responsáveis que fazem uma mudança significativa no combate ao aquecimento global.

As casas inteligentes são mais ecológicas

Outro aspeto que afeta positivamente o ambiente é a utilização de novas tecnologias no local onde gastamos mais energia durante o dia: a nossa casa. Cada vez mais casas inteligentes em todo o mundo ajudam a utilizar a energia sensatamente.
É por isso que essas propriedades são controladas por dispositivos. Como? Com sensores e termóstatos inteligentes para regular a temperatura e poupar no ar-condicionado, para poder ser utilizado de uma forma muito mais responsável, bem como sensores de iluminação ativados por movimento para que a luz seja ligada apenas quando necessário.
Por outro lado, existe também a opção de desligar a luz pelo seu telemóvel com uma aplicação ligada ao sensor. Este ponto ajuda consideravelmente a regular e a minimizar o uso desnecessário de eletricidade em casa, e agora nunca mais terá de se preocupar se deixou a luz acesa por acidente ou não.
Estes dispositivos inteligentes estão também a ser utilizados em escritórios, resultando em organizações e lares mais eficientes do ponto de vista tecnológico.

Transformações tecnológicas que ajudam a natureza

Por outro lado, há diferentes objetivos e caminhos que tornam a tecnologia cada vez mais capaz de cuidar melhor da natureza:
• Carros elétricos: está a ser feito um trabalho meticuloso para minimizar a poluição produzida pelos veículos, tornando-os cada vez mais sustentáveis. O volume de carros elétricos e híbridos aumentou e os preços estão a ser reduzidos para encorajar este tipo de consumo.
• Energia renovável: a energia limpa familiar está a tornar-se cada vez mais amplamente disponível e muito mais eficiente. A sua conceção é simultaneamente mais atrativa e acessível para facilitar esta mudança para o bem do ambiente natural.
• Monitorização ambiental: já existem drones que monitorizam áreas de flora e fauna, dispositivos e sistemas que analisam o nível de poluição atmosférica para além do controlo tecnológico muito meticuloso que testa a qualidade de qualquer tipo de produto que chega ao mercado.

 Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente? - Jornal do Centro

Transformação digital: transversal a todos os níveis?

Com efeito, não é só o meio ambiente que se beneficia da tecnologia e dos seus componentes para se reinventar. Hoje em dia é impossível dissociar setores que ganharam com a implementação de inovações.
Dos mais tradicionais aos mais contemporâneos, existem mercados que só ganharam com esta transformação digital:
• Serviços de e-commerce: alguma vez se pensou na possibilidade de realizar compras no telemóve e recebê-las passado um dia (ou até mesmo no próprio)? Hoje a maioria das grandes superfícies tem uma loja online.
• Indústria do entretenimento online: quem teria pensado que os casinos, com uma componente mecânica e humana (dealers e croupiers de apoio aos jogadores), iriam transformar-se com a chegada do digital? Nesse sentido, especialmente as slots online tornaram-se populares entre os utilizadores em plataformas especializadas, com uma multiplicidade de designs inspirados em temas como a mitologia, diferentes festividades, e até mesmo séries de TV contemporâneas.
• Saúde:atualmente é muito simples marcar uma consulta ou contactar com postos de saúde. Além disso, a tecnologia também veio ajudar e muito na investigação. Um desses exemplos é em Mortágua, onde nasceu um Empresa de Mortágua apoia start-ups com projetos para combater cancro.
• Transporte de passageiros: para facilitar as deslocações, existem aplicações de transporte com tarifas fixas que permitem mobilidade para diversos pontos de uma cidade.
• Entrega de comida: comer fora já é bom, agora mandar vir comida do restaurante preferido? Melhor ainda. Novamente as aplicações ao serviço da comodidade e conforto do consumidor.

Em suma, fica provado que os passos são dados para melhores soluções tecnológicas a favor do ambiente. Agora fica a faltar a continuidade de projetos para um mundo mais verde, onde a tecnologia ajude a colher frutos e a reinventar processos ecológicos.

pub
 Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente? - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente? - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar