Cinfães recebe, a partir deste sábado (30 de julho), o regresso do Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias.
O evento, conhecido como Folk Cinfães, vai decorrer até 7 de agosto, percorrendo vários locais do concelho e também outros municípios. Os organizadores adiantam que o festival vai juntar grupos oriundos de nove países que vão apresentar em palco as suas danças.
Ao todo, vão participar grupos vindos do Brasil, Burundi, Canadá, Croácia, Israel, Paraguai, Polónia, Portugal e Roménia.
A gala de abertura está marcada para este sábado, às 21h30, no Largo da Fonte dos Amores, que também vai acolher a cerimónia de encerramento.
O festival irá também decorrer no Centro Comunitário de Bustelo (31 de julho), no Centro Comunitário de Moimenta (3 de agosto), em Santiago de Piães (4 de agosto) e no Parque da Nossa Senhora de Lurdes, em Nespereira (5 de agosto).
O evento também vai percorrer concelhos vizinhos como Tarouca (Casa do Paço de Dálvares no dia 31), Armamar (Praça 25 de Abril no dia 1) e Tabuaço (Rua Macedo Pinto no dia 2), além de atuações previstas também em Vila Nova de Gaia, Barcelos, Águeda, Espinho, Santa Maria da Feira, Resende, Vouzela e Viseu, onde está prevista uma atuação no dia 7 na Feira de São Mateus.
Também no âmbito do Folk Cinfães, vai decorrer a exposição “Reviver”, do fotógrafo Pedro Sá, que traz uma mostra composta por cerca de 30 imagens propondo uma viagem no tempo com vários trajes que eram usados até finais do século XIX e inícios do século XX.
Em 2020, o festival de folclore, que não se realizou nos últimos anos devido à pandemia, foi reconhecido como festival internacional pelo Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais.