5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Supertaça: Tondela quer vingar derrota no Jamor e desafiar a história contra o Porto

Supertaça: Tondela quer vingar derrota no Jamor e desafiar a história contra o Porto

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Supertaça: Tondela quer vingar derrota no Jamor e desafiar a história contra o Porto

Não é apenas um David contra Golias, como, aliás, se costuma dizer nestes casos. A história bíblica narra a vitória heroica de Golias diante de um poderoso David. Mas neste caso há algumas nuances. De um lado há um David despromovido, impedido de inscrever jogadores e com mudanças no plantel. Do outro, um Golias campeão nacional, vencedor da Taça, mas com uma pré-época cheia de incógnitas. Do Dragão saíram neste mercado de verão nomes como Vitinha, Fábio Vieira e Sérgio Oliveira. A pré-época azul e branca fica marcada por uma polémica maior chamada Francisco Conceição que motivou críticas diretas do líder da claque Super Dragões ao treinador Sérgio Conceição. De tal forma que, rezam as crónicas, o técnico azul e branco pouco olhou para o lugar do Estádio onde a claque se faz ouvir.

Apesar disto tudo, a diferença entre os dois é assinalável. E não é apenas orçamental. É, também de individualidades e de estado de espírito. Se do Dragão saíram peças consideradas chave, de Tondela também saíram do clube alguns jogadores que podem considerar-se fundamentais, como são os casos de João Pedro, o guarda-redes Pedro Trigueira, Salvador Agra e Boselli.

O clube auriverde está, aliás, impedido de inscrever jogadores nesta e na próxima janela de mercado se não conseguir convencer as mais altas instâncias de que não agiu mal no caso Khacef. Em Tondela confia-se nos jogadores que ficaram. “Temos uma boa equipa, com bons jogadores da formação e outros já rotinados na Primeira Liga”, diz Diogo Peixoto, adepto do Tondela que este sábado sairá da Beira Alta rumo a Aveiro para apoiar o clube do coração.

Acrescenta o também membro da claque Febre Amarela que “qualquer jogador pode surpreender” neste jogo, sempre admitindo que será um duelo difícil. “Claro que será complicado, o Porto é completamente favorito”, prevê. Diogo Peixoto promete no entanto muita festa nas bancadas por parte do público afeto ao Tondela. “Os adeptos vão comparecer em massa. É bom termos este jogo para haver o tal não divórcio do Tondela com os adeptos porque o clube precisa este ano mais dos adeptos do que precisava há dois ou três anos”, reforça.

Chaínho, antigo treinador adjunto do Tondela por uma época também antigo jogador do FCPorto durante três anos, não tem dúvidas de que é quase certo o triunfo azul e branco. “Temos de ser sinceros. O FCPorto é favorito à conquista da Supertaça. Acredito que com menos ou mais dificuldades, o Porto sai vencedor”, antevê. A antiga glória azul e branca acrescenta também que o Tondela pode jogar com alguma indefinição do Dragão. “As surpresas podem acontecer. O Tondela pode ir sempre para ganhar, atenção. São oportunidades únicas que se tem. Tudo depende da mentalidade dos jogadores e nesta fase as equipas não estão, nesta fase, no top. O Tondela poderá sempre surpreender”, alerta Chaínho.

Se olharmos para a história entre os dois clubes, a verdade é que o Tondela conta apenas dois resultados positivos, uma vitória e um empate. De resto, sobram 14 derrotas contra o FCPorto. A última das quais foi no Jamor, em maio, na final da Taça de Portugal. Nesse dia 22, os dragões venceram por 3-1. Os beirões venceram os portistas logo à segunda tentativa, ao impor-se surpreendentemente em pleno Estádio do Dragão, por 1-0, em encontro da 28.ª jornada da I Liga 2015/16, disputado em 4 de abril de 2016. Marcou Luís Alberto.

Depois, para encontrar novo resultado positivo temos de olhar para a época 2016/2017 quando o Tondela de Petit conseguiu “sacar” um ponto ao FCPorto, num empate a zero, no Estádio João Cardoso. Num saldo claramente a favorecer o clube da cidade Invicta, ainda há os 35 golos marcados pelo FCPorto contra apenas oito apontados pelo Tondela. Este domingo vai escrever-se o 17º capítulo desta história.

Mas há mais. Se vencer o jogo em Aveiro, o Tondela, quebra uma série de 25 Supertaças conquistadas pelos três maiores clubes do futebol português. O último “não grande” a sorrir foi o Boavista. Os axadrezados derrotaram o FCPorto, em 1997, por duas bolas a uma, quando o troféu ainda era decidido a dois jogos.

Na antevisão à 44ª Supertaça Cândido de Oliveira, o treinador do FCPorto, Sérgio Conceição diz esperar um jogo difícil e assegura que esteve atento ao que fez o Tondela na pré-época, lembrando que na equipa estão jogadores rotinados na Primeira Liga. Já do lado beirão, Tozé Marreco diz que pouca gente confiará num sucesso da equipa tondelense. O treinador do Tondela confia no trabalho feito e espera ver os jogadores demonstrar “ambição, vontade, crença e organização” para sorrir no final do jogo.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar