No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
É a 4 de setembro que vai ser corrida a 39ª edição da Meia Maratona de Viseu. Além de dois percursos (um de 21 quilómetros, outro de 10 quilómetros) e de uma caminhada (de 5 quilómetros), decorrerá também o décimo Campeonato do Mundo de Meia Maratona Virtus. Esta é uma prova para atletas com deficiência, organizada pela Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI). Trata.se de uma instituição que tem como missão ajudar à prática de atividades desportivas de competição, para atletas nacionais com deficiência intelectual ou necessidades educativas especiais.
“Fico sempre muito honrado e satisfeito quando se aproveitam as oportunidades para os eventos e as cidades porem o seu traço inclusivo. Esta possibilidade de fazer uma Meia Maratona com as tradições que ‘Os Ribeirinhos’ sempre teve neste concelho, associando parceiros que já se credibilizaram na nossa comunidade, como o Viseu 360º ou Os Viriatos, juntando esta possibilidade de a associar a ANNDI ao evento é extremamente importante”, referiu.
O autarca viseense aproveitou para confirmar a presença de atletas de três continentes na prova do Campeonato do Mundo de Meia Maratona Virtus. Estarão, pelo menos, representados países como Brasil, Dinamarca, Espanha, Guiné-Bissau, Itália, Nigéria, Polónia, República Centro-Africana, Suécia e Portugal.
Fernando Ruas assinalou que Viseu tem “responsabilidades enormes neste domínio em Portugal”, reforçando que “somos talvez das cidades mais equipadas e melhor estruturadas em termos da resposta ao cidadão com dificuldades”.
No dia 4 de setembro haverá, então, uma Meia Maratona, de 21 quilómetros e um percurso mais curto, de 10 quilómetros. “Optámos por um circuito de duas voltas de 10 quilómetros. Sairemos em direção à Rotunda do Coval, faremos o sentido inverso, voltamos à Avenida da Europa, Fonte Cibernética em direção à Telecom, entramos no Bairro Municipal e saímos na Rotunda Carlos Lopes em direção ao Rossio. Vamos em direção à Avenida 25 de Abril, descemos em direção à Rua do Comércio, depois Rua Formosa e, depois, passamos em frente à Câmara e descemos até aqui à Feira”, assinalou Jorge Quaresma, da Viseu 360º, um dos parceiros do evento.
Este percurso será repetido uma outra vez pelos atletas que quiserem fazer os 21km da Meia Maratona. Haverá ainda a opção da Caminhada. “É aberto à população mais sénior. O início e o fim da prova será exatamente na Feira. Contornaremos a Avenida da Bélgica até à Rotunda do Coval, a caminhada virá pela Cava de Viriato. É um passeio interessante e para a nossa população sénior, acho que vai ser agradável”, avançou Jorge Quaresma.
As inscrições estão a decorrer a um bom ritmo, referiram os organizadores da prova que sai para a estrada a 4 de setembro. Os participantes terão direito a uma t-shirt. Quem correr a Meia Maratona ou o percurso de 10 quilómetros terá ainda direito a um dorsal com o número do atleta, um abastecimento durante a prova, uma medalha de conclusão da prova e seguro, além de brindes e ofertas.