No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O regresso do desporto à Feira vai fazer-se também com comando na mão. Para além do andebol e da Meia Maratona, a Feira Franca organiza já este sábado um torneio de gaming. “Queremos atrair gente mais nova à Feira e público ao Pavilhão Multiusos”, refere fonte da Viseu Marca que organizou a primeira edição do Torneio de Gaming da Feira de S. Mateus, ao Jornal do Centro.
É já este sábado que toda a gente, independentemente da idade e do género, se pode sentar em frente a um monitor para lutar pela vitória. O vencedor ou vencedora será apurado/a dentro de um regime de eliminatórias. Há dois jogos de futebol eletrónicos em cada ronda, se um dos jogadores não vencer as duas partidas, há um terceiro duelo para decidir quem segue em frente. Nesse jogo decisivo vigora o sistema de golo de ouro. Quem marcar primeiro, ganha e elimina o adversário. E assim sucessivamente até à final e, depois, até ser encontrado o vencedor ou vencedora. Cada jogo terá a duração de 12 minutos.
A primeira eliminatória tem início à uma da tarde. “Queremos que este seja o ano zero do torneio. Os varandins do Multiusos não estão a ser ocupados e achámos que seria o lugar ideal para fazer uma atividades destas. A ideia é em vez de ser só um dia, no próximo ano serem mais dias”, refere a organização.
Na véspera do dia do torneio haverá um “open day” em que se convida todos os interessados em videojogos a participar de forma mais “desportiva”. O dia “a sério” é sábado, dia 20. “Esperamos entre 50 e 60 inscrições. Já é ótimo para primeiro ano”, diz a Viseu Marca. No máximo poderão inscrever-se 64 jogadores.
Para agarrar no comando e lutar pela vitória, cada participante tem de “pagar” a inscrição que é, nada mais, nada menos do que um peluche. “Como os videojogos são vocacionados para um público mais jovem, queremos abraçar uma causa solidária mais direcionada para as crianças. Não há um valor de inscrição, então associamos os videojogos a uma causa”, acrescenta a Viseu Marca. Os peluches serão entregues a instituições de apoio à criança do concelho de Viseu.